• Dia da Mata Atlântica: ambientalista fala sobre importância de preservar o que restou da floresta

  • Voltar

 Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos. De acordo com o coordenador do GESP, Paulo Fernando Cornélio, a cidade de Passo Fundo possui uma parte da Mata Atlântica.

 Mata demonstra a riqueza da biodiversidade brasileira, com diversos recursos naturais e ecossistemas dentro dela. Cornélio a Mata Atlântica percorre toda a extensão territorial, desde o norte até o sul do Brasil. Embora tenha sofrido bastante com o desmatamento, a mata ainda tem uma importância fundamental para o meio ambiente brasileiro.

De acordo com Cornélio, todo o território de Passo Fundo está dentro do bioma Mata Atlântica, porém muitas dessas áreas foram perdidas com a ação do homem. Portanto todas as matas da região são desse bioma. A principal árvore na região é a araucária, explica o coordenador.

A Mata Atlântica é considerada patrimônio Natural do Brasil, portanto as áreas são preservadas e não podem mais sofrer com o desmatamento. O coordenador lembra que onde há mais presença da natureza, a qualidade de vida também é melhor. O ar é mais puro, a água mais limpa e o clima mais equilibrado.

Reprodução Internet

https://rduirapuru.com.br/meio-ambiente/dia-da-mata-atlantica-ambientalista-fala-sobre-importancia-de-preservar-o-que-restou-da-floresta/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *