Tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação
Ecológica”
Nos dias 29 e 30 de novembro aconteceu em Passo Fundo a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente na Faculdade de Medicina da UPF.
No dia 30 de novembro, pela parte da manhã, os participantes foram divididos em grupos de trabalhos para debater e propor propostas dentro dos eixos temáticos da conferência:
• Eixo 1: Mitigação: redução de emissões nos setores de agricultura, energia, indústria, transportes, floresta, entre outros.
• Eixo 2: Adaptação e Preparação para Desastres: meios de enfrentamento e redução de danos pelos impactos das mudanças climáticas.
• Eixo 3:Justiça Climática: interseccionalidade, gênero, racismo ambiental, direitos animais.
• Eixo 4:Transformação Ecológica: pesquisa, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia verde e estratégias para a mudança de sistemas econômicos e sociais para um sistema de baixo carbono.
• Eixo 5: Governança e Educação Ambiental: institucionalização de mecanismos e instâncias de controle social, gestão participativa e educação ambiental.
Cada grupo de trabalho teve a incumbência de elaborar 5 (cinco) propostas, sendo três municipais, uma estadual e uma federal.
Após as discussões, foram aprovadas as seguintes deliberações a serem encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual por meio da Plataforma Brasil Participativo:
• Eixo 1 – Mitigação:
Proposta 1. Implementar, até 2030, a gestão integrada e o processamento de resíduos sólidos com prioridade para a coleta seletiva e a compostagem orgânica, com a valorização econômica de resíduos com implantação de uma unidade de produção de Combustível Sintético de Resíduo (CSR).
Proposta 2. Retomar e efetivar o Plano Municipal da Mata Atlântica, proteger as florestas nativas remanescentes e ampliar a cobertura e reposição de áreas verdes existentes em Passo Fundo, utilizando bancos de genética, respeitando as espécies da área territorial e as cabeceiras de microbacias.
• Eixo 2 – Adaptação e Preparação para Desastres:
Proposta 1. Atualizar todos os planos municipais incluindo obrigatoriamente todas as variáveis socioambientais;
Proposta 2. Criar política e plano municipal de gestão e mitigação de riscos;
• Eixo 3 – Justiça Climática:
Proposta 1. Apresentar em até 12 meses o plano emergencial e implementar em até 4 anos nas áreas irregulares (ocupação e periféricas) do município, como pavimentação, drenagem, iluminação pública e serviços de coleta de resíduos até ocorrer a finalização de eventual processo de regularização fundiária.
Proposta 2. Realizar o geoprocessamento urbano detalhado das ocupações irregulares no município, visando identificar as necessidades ambientais da população para subsidiar políticas públicas de regularização fundiária, urbanização e reassentamento, garantindo o direito à moradia digna, preservação ambiental e ordenamento territorial.
• Eixo 4 – Transformação Ecológica:
Proposta 1. Criar e Implantar política pública para criação de IPTU verde, para as propriedades que possuam a utilização local de: uso de placas solares fotovoltaica, reúso de água, biodigestores para destinação resíduos orgânicos, entre outros.
Proposta 2. Elaborar uma meta municipal e incluir na revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS – com meta até 2030, a eliminação da destinação de resíduos sólidos urbanos para aterro sanitário, com ações como alteração da tecnologia para destinação e tratamento dos resíduos, com implantação de indústrias de tratamento para geração de emprego, renda e descarbonização.
• Eixo 5 – Governança e Educação Ambiental:
Proposta 1. Ampliar programas de educação ambiental em escolas públicas, privadas e instituições de ensino técnico e superior, buscando implementar e fortalecer os projetos pedagógicos, pesquisa, extensão e inovação voltados à conscientização ambiental, realizando oficinas práticas e visitas técnicas, envolvendo todas as áreas de conhecimento e a comunidade local.
Proposta 2. Fortalecer e ampliar a fiscalização ambiental em âmbito estadual por meio do desenvolvimento e implementação de políticas públicas, garantindo maior efetividade às ações realizadas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, principalmente aumentando o efetivo, que além da prevenção e fiscalização ambiental desenvolve programa Patrulheiro Ambiental Mirim que teve início em 2004.
APRESENTAÇÃO DE MOÇÕES
Moção: O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP – apresentou a moção intitulada “20 ANOS DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PASSO FUNDO”, destacando o reconhecimento da importância dos trabalhos realizados nestes 20 anos do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo. A moção foi lida integralmente para conhecimento de todos os presentes.
Moção: O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP – apresentou a moção intitulada “RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DOS COMITÊS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS”, exigindo investimentos e valorização para ampliar e efetivar as suas atuações junto aos municípios que compõem as suas respectivas bacias hidrográficas. A moção foi lida integralmente para conhecimento de todos os presentes.
Moção: O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP – apresentou a moção intitulada “PARQUE NATURAL MUNICIPAL NASCENTE DO RIO JACUÍ”, destacando o seu apoio à implantação do Parque Natural Municipal da Nascente do Rio Jacuí, em uma área de aproximadamente 3 hectares, localizado no distrito Povinho Velho, as margens da BR 285. A moção foi lida integralmente para conhecimento de todos os presentes.
Moção: O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP – apresentou a moção intitulada “REPÚDIO PELA FLEXIBILIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL”, destacando repúdio pelo desmonte e retrocesso da legislação ambiental que amplia as consequências negativas das mudanças climáticas e que fragiliza o controle dos problemas ambientais e ecológico, realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A moção foi lida integralmente para conhecimento de todos os presentes.
Moção: O Grupo de Trabalho do Eixo 5, com o tema Governança e Educação Ambiental, apresentou moção destacando a ausência da presidência e da maioria dos conselheiros do Conselho Municipal do Meio Ambiente na Conferência Municipal de Meio Ambiente
Todas as moções foram deliberadas e aprovadas pelos grupos de trabalho que as encaminharam.
Discussão: Após a apresentação, abriu-se espaço para manifestações dos membros. A plenária aprovou por unanimidade todas as moções apresentadas.
Encaminhamentos: Ficou definido que serão encaminhadas ao Prefeito, Câmara Municipal de Vereadores, Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
PROPOSTAS ESTADUAIS E NACIONAIS
EIXO 1 – MITIGAÇÃO
Estadual
Proposta 4. Elaborar e Apoiar o desenvolvimento de um programa de conservação dos recursos hídricos e armazenamento de águas pluviais e residuais.
Nacional
Proposta 5. Reabrir o escritório regional do IBAMA na cidade de Passo Fundo, enfatizando o atendimento nos municípios de sua competência.
EIXO 2 – Adaptação e Preparação para Desastres:
Estadual
Proposta 4. Criar fundo financeiro e específico para a preparação, mitigação e o enfrentamento das emergências climáticas no âmbito estadual;
Nacional
Proposta 5. Criar fundo financeiro e específico para a preparação, mitigação e o enfrentamento das emergências climáticas no âmbito federal.
EIXO 3 – Justiça Climática:
Estadual
Proposta 4. Estabelecer tributos sobre atividades e produtos de alto impacto ambiental com direcionamento para investimento e fomento em educação ambiental de estudantes de escola pública e movimentos sociais e de territórios com vistas à redução da desigualdade social;
Nacional
Proposta 5. Criar secretaria nacional de assistência e acolhimento de migrantes e deslocados internos decorrentes de desastres climáticos onde será possível ações de acolhimento, integração e proteção desses indivíduos e famílias, garantindo assistência emergencial, acesso a serviços básicos, direitos humanos e inclusão social.
EIXO 4 Transformação Ecológica:
Proposta
1. Criar
e Implantar política pública para criação de IPTU verde, para as propriedades
que possuam a utilização local de: uso de placas solares fotovoltaica, reúso de
água, biodigestores para destinação resíduos orgânicos, entre outros.
Proposta
2. Elaborar
uma meta municipal e incluir na revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada
de Resíduos Sólidos – PMGIRS – com meta até 2030, a eliminação da destinação de
resíduos sólidos urbanos para aterro sanitário, com ações como alteração da
tecnologia para destinação e tratamento dos resíduos, com implantação de
indústrias de tratamento para geração de emprego, renda e descarbonização.
EIXO 5 Governança e Educação Ambiental:
Estadual
Fortalecer e ampliar a fiscalização ambiental em âmbito estadual por meio do desenvolvimento e implementação de políticas públicas, garantindo maior efetividade às ações realizadas pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, principalmente aumentando o efetivo, que além da prevenção e fiscalização ambiental desenvolve programa Patrulheiro Ambiental Mirim que teve início em 2004.
Nacional
Revisão e atualização da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências, a fim de tornar as penalidades e sanções administrativas mais rigorosas.
ELEIÇÃO DOS DELEGADOS
Foi realizada a eleição das pessoas que candidataram-se a delegados (as) para participação na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, conforme quantitativo e critérios definidos de acordo o item “eleição dos delegados”, da metodologia, da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente:
CANDIDATOS ELEITOS
NOME
GÊNERO
REPRESENTATIVIDADE
ETNIA
STATUS/VOTOS
Eric da Silva Roberty
Masculino
Sociedade Civil
Parda
eleito/43
Edivânia Rodrigues da
SilvaFeminino
Sociedade Civil
Preta
eleito
Enilson Silva Gonçalves
Masculino
Sociedade Civil
Branca
eleito/47
Estela Maris Campana
Feminino
Sociedade Civil
Branca
eleito/35
Ana Paula Justino
Feminino
Sociedade Civil
Branca
eleito/28
Alexandre Vieira
Masculino
Sociedade Civil
Branca
eleito/40
Ivanio Formighieri Müller
Masculino
Sociedade Civil
Branca
eleito/46
Débora dos Reis Nantal
Feminino
Sociedade Civil
Parda
suplente/27
Rhaíssa Biondo da Silva
Feminino
Sociedade Civil
Branca
eleito/38
Ademar de Oliveira Marques
Masculino
Sociedade Civil
Parda
eleito/44
Maritania Morgan Pavan
Feminino
Setor Privado
Branca
eleito
Marcos Antonio Leite
FrandolosoMasculino
Setor Privado
Branca
eleito
Mayara Quevedo Ribeiro
Feminino
Setor Privado
Branca
eleito
Glauco Roberto Marins
PolitaMasculino
Setor Público Municipal
Branca
eleito
Patricia G Noschang
Feminino
Sociedade Civil
Branca
eleito/45
Lajos Sebescen
Masculino
Sociedade Civil
Branca
suplente/22
Gilda Maria Spanhol da
SilvaFeminino
Sociedade Civil
Branca
eleito/29
Diego Tessaro
Masculino
Setor Público Municipal
Branca
eleito
ausentes
2
Fernanda Xavier Theis
Feminino
Setor Público Municipal
Branca
eleito
eleitos
17
Júlio César Santos de
OliveiraMasculino
Setor Público Municipal
Branca
suplente
suplentes
3















