• Evento em Passo Fundo discute mudanças climáticas e ações necessárias para evitar desastres no futuro

  • Voltar
 by 

Por Sabrine Paludo

Maiores volumes de chuva, secas extremas, queimadas ou estações com climas fora do comum. As mudanças climáticas já afetam a vida de milhares de pessoas todos os dias ao redor do mundo. Em maio, o Rio Grande do Sul enfrentou a maior enchente de sua história, afetando a vida de famílias, empresas e também o agronegócio. Para discutir ações que evitem maiores impactos das mudanças climáticas, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) promoveu, na noite de segunda-feira (19), o “Seminário Mudanças Climáticas: o ontem, o hoje e o amanhã”.
Em entrevista à Rádio Uirapuru, a presidente do GESP, Flávia Biondo da Silva, destacou que o evento foi pensado com o objetivo de contribuir com as discussões sobre o que precisa ser feito no município para amenizar as consequências das mudanças climáticas. Flávia lembrou que, além dos impactos das chuvas que ocorreram em maio, o estado também enfrenta continuamente os efeitos das estiagens ligadas ao aquecimento global, que estão influenciando a vida como um todo.
A presidente do GESP também destacou que, apesar de Passo Fundo estar em uma posição privilegiada e ter sido pouco atingido pelas últimas enchentes, as nascentes dos principais rios do estado estão localizadas na região. Esses rios deságuam no Guaíba e também no Rio Uruguai, fazendo com que Passo Fundo abrigue algumas das principais cabeceiras do estado.
De acordo com ela, por esse motivo, a cidade precisa assumir a responsabilidade e criar ações que visem minimizar os efeitos das mudanças climáticas.  O evento foi aberto para toda a comunidade.
Por: https://rduirapuru.com.br/evento-em-passo-fundo-discute-mudancas-climaticas-e-acoes-necessarias-para-evitar-desastres-no-futuro/
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *