Por Paulo Fernando O. Cornelio, geógrafo, funcionário público e ativista do GESP
Pela sua importância ecológica, cultural e econômica, e por Decreto Presidencial no ano de 2005, o dia 24 de junho foi designado o Dia Nacional da Araucária.
Conhecida popularmente como pinheiro-brasileiro e com o nome científico de Araucaria angustifolia, é uma espécie vegetal de grande importância, integrante do ecossistema da Floresta Ombrófila Mista, fazendo parte do Bioma Mata Atlântica.
Árvore símbolo do Sul do Brasil e imponente, que atinge aproximadamente 50 metros de altura, com tronco cilíndrico e reto, que pode chegar a dois metros de diâmetros e até 700 anos de vida, onde sua copa apresenta uma imagem única na passagem, na juventude em cone e quando adulta em taça.
Possui sementes conhecidas como “pinhão” que ficam agrupados nas pinhas e foi muito apreciado pelos povos originários da nossa região, que se alimentavam destas sementes.
A sua área de ocorrência era de aproximadamente 200.000 km2 (Madeira do Rio Grande do Sul – REITZ, KLEIN, REIS), com presença nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A sua quantidade, porte e qualidade de madeira, fez com que, nos séculos XIX e XX, fosse intensamente explorada e abatidas, sendo eliminado milhões de indivíduos, como também destruindo demais flora e fauna que compunha o seu ecossistema. Atualmente foi classificada em risco crítico de extinção e foi incluído na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais.
Pelo corte indiscriminado que foram submetidas por vários anos, com a exploração madeireira, associado ao desrespeito à legislação ambiental de proteção desta espécie, colheita do pinhão fora de época e destruição dos seus ecossistemas, está levando esta espécie a ameaça de extinção.
Precisamos reverter este quadro, plantando e recuperando urgentemente as florestas e áreas representativas do pinheiro-brasileiro, para que em um futuro próximo, tenhamos na nossa paisagem, ainda sua presença.
Foto do autor.