Depois de assistir ao vereador Márcio Tassi falando na Tribuna da Câmara de Vereadores, não pude deixar de escrever e publicar este post. Diante aos acontecimentos que estão deixando Passo Fundo também como a Capital do Lixo, alguns vereadores foram investigar o carregamento dos caminhões que estão levando o lixo para Minas do Leão e Palmeira e segundo eles, os caminhões não estão sendo pesados na saída do lixão. Acho a iniciativa muito importante para nossa população ficar ao par do que está acontecendo. Enfim alguma coisa de bom estão fazendo na Câmara (pois tem cada discussão lá que é melhor nem comentar).
Depois desta introdução, vamos ao que me levou escrever este post: O vereador acima citado estava apoiando abertura de cpi do Lixão e diz que se fosse outro partido que estivesse a frente da prefeitura Municipal, já tinham aparecido manisfestantes cobrar atitudes sérias e esclarecimentos sobre a pesagem dos caminhões, então ele pergunta, ONDE ESTÃO OS ECOLOGISTAS DE PASSO FUNDO?? Que não fazem nada, que não cobram nada, não fazem manifestações??? Eu respondo. OS ECOLOGISTAS ESTÃO NA CABEÇA, NA CONSCIÊNCIA DE CADA UM.
Parece que a responsabilidade por tudo que está acontecendo no meio ambiente é porque os ecologistas não cobram atitudes… Faça me o favor, se você não sabe onde estão é porque não conhece o que nós fizemos, batalhamos, apanhamos, corremos pra conseguir que nosso meio ambiente, o RIO PASSO FUNDO, como você citou, não fiquem cada vez piores. Está transferindo a responsabilidade do governo e principalmente a parte que cabe a cada cidadão fazer, para as organizações ambientais que há muito tempo tentam conscientizar às pessoas de seus deveres ambientais.
Convido ao Sr. vereador a fazer parte, conhecer ou somente se interar do que o GESP ou outras entidades ecológicas de nossa cidade fazem em favor de Passo Fundo, e sentir o que é enfrentar governo pra defender o meio ambiente.
E pra terminar, nós estamos aqui, trabalhando e muito pra tentar reverter o quadro do nosso meio ambiente e dizer que se cada um fizer sua parte, a tendência é melhorar, se cada um ajudar denunciar, melhor ainda. Estamos aqui trabalhando por amor a causa, fazendo trabalho voluntário, então se quer ajudar, venha fazer parte, cobrar sem saber não ajuda nada.
Tiago Debona – indignado.
Anônimo
6 de dezembro de 2011 em 01:24.
Caro Tiago!
Você está indignado e coberto de razão!
Mas é cômodo colocar a culpa do que acontece de errado nos outros. Nós do DEFAP estamos vivendo isso há algum tempo! Podemos compartilhar de sua indignação?
Abraçõs,
Maria Helena
Anônimo
6 de dezembro de 2011 em 02:00.
Infelizmente, só o que podemos fazer nesse momento. É diminuir o máximo da produção do lixo. Para não ter que enviar tanto lixo para Minas do Leão. Talvez se mandássemos alguns políticos no meio da carga, até o Rio Passo Fundo ficava mais limpo.
GESP
6 de dezembro de 2011 em 02:10.
Maria Helena, pode com certeza. Agora querem colocar a responsabilidade em pessoas que tentam fazer pelos outros, o que todos deviam fazer pelo meio ambiente.
vamos indo…
Tiago
Anônimo
11 de dezembro de 2011 em 02:24.
Independente de existirem "ecologistas" ou não em nossa cidade, está não é a questão. A questão é que elegemos representantes em que acreditamos que, ao menos, tenham noção de interpretar e buscar soluções aplicáveis e racionais para os problemas da cidade.
Por favor, se tiveres o vídeo da câmara poste o link.
Franciele
Titi
11 de dezembro de 2011 em 23:58.
Tens toda razão Franciele, somos nós que escolhemos. Infelizmente não tenho o vídeo, já procurei, mas não sei como conseguir. Assim que achar eu posto sim.
obrigado pela participação
Anônimo
13 de dezembro de 2011 em 13:48.
Esse vereador devia se informar sobre a contribuição do movimento ecológico em Passo Fundo,no RS e no mundo.
Isso é imprescindível a um homem público.
Outra sugestão vereador, vá fazer trabalho voluntário depois poderá falar.
Anônimo
20 de dezembro de 2011 em 11:04.
Se o movimento Ecológico de Passo Fundo fosse dinâmico e eficiente não teria permitido que chegássemos ao estágio que chegamos uma cidade poluída e mal educada, basta ver que não temos lixeiras, o povo é mal educado, não se vê campanhas de educação, lamentável mas acompanho esses que são os ecologistas e não percebo grandes avanços em nossa sociedade poderiam ser mais dinâmicos mais políticos, e mais eficientes, passados 25 anos regredimos!!!
GESP
20 de dezembro de 2011 em 16:21.
Se as pessoas fossem educadas e cuidassem do meio em que vivem, e tivessem um pingo de responsabilidade e caráter, não precisava nem de movimentos ecológicos, não concorda?? Se não temos lixeiras, é porque a administração pública não faz o seu papel, se a população joga lixo na rua, é porque somos um povo porco e desleixado. Se tivéssemos ficado no anonimato, como você, que não teve coragem de expor seu nome, a situação estaria muito pior. Dessa forma me faz pensar que você é uma das pessoas que não fazem nada, e quem sabe até contribui pra essa situação que estamos passando, e depois quer cobrar algo. Pois se tivesse um pouco de consciência ia ver que isso é responsabilidade de TODOS. Não deveríamos precisar criar grupos pra tratar disso, mas infelizmente não é o que se vê. Precisamos criar grupos em defesa da natureza, animais, crianças, idosos, etc… para tentar, eu disse TENTAR fazer alguma coisa para a situação não descambar. Me desculpa mais esse desabafo, mas se você acha que é nossa obrigação, está muito enganado, trabalhamos voluntariamente para que VOCÊ também possa viver num mundo melhor. Se acha que não estamos fazendo muito, te convido a vir nos ajudar. É por isso que fica difícil se conseguir as coisas, POUCOS tentando fazer. MUITOS degradando sem preocupação nenhuma. E OUTROS cobrando dos POUCOS que tentam.
Tiago