• Sala Verde Itinerante do Muzar/UPF agora dispõe de Telecentro

  • Voltar
 by 
Seis computadores à disposição da comunidade estimulam a preservação ambiental por meio da inclusão digital

Telecentro tem equipe treinada para atender à população
A atuação da Sala Verde Itinerante iniciou em 2006, quando o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF), o 3º Batalhão Ambiental, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) e a Corsan trouxeram o projeto para a comunidade de Passo Fundo e região. A iniciativa, referência na difusão de informações sobre meio ambiente e na formação de cidadãos atuantes na preservação ambiental, adaptou suas ações às necessidades percebidas ao longo dos anos. A partir deste mês de dezembro, o espaço dispõe de mais uma ferramenta para abranger um número ainda maior de pessoas: um Telecentro equipado com seis computadores. A iniciativa integra o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades, do Governo Federal.

A abertura oficial do Telecentro foi realizada na tarde de quarta-feira, 21 de dezembro. As atividades iniciaram no auditório do ICB com a primeira exibição da III Mostra Circuito Tela Verde, que apresenta produções audiovisuais independentes com temáticas socioambientais. Os filmes integram as atividades da Sala Verde Itinerante e estão à disposição da comunidade. Nesta quarta, o documentário Floresta Nacional de Passo Fundo: história e biodiversidade foi assistido pela comunidade acadêmica e parceiros da Sala Verde.

A vice-reitora de graduação Neusa Rocha participou na abertura e salientou que a Sala Verde constitui uma oportunidade de ampliação do conhecimento dos acadêmicos de cursos de diferentes áreas. “As atividades desenvolvidas promovem a preservação ambiental e contribuem para a formação dos alunos da UPF. É mais um serviço disponibilizado à comunidade interna e à comunidade do nosso município e região”, considerou.

Para a diretora do ICB Jurema Schons, a Sala Verde vem aprimorando a forma como a preservação ambiental é trabalhada. “O Muzar, que abrange a Sala Verde, funciona como âncora para o curso de Biologia, uma vez contribui significativamente na formação dos acadêmicos, além de possuir a incumbência social de compartilharmos o conhecimento”, afirmou.

Conforme a responsável técnica do Muzar Flávia Biondo, integram a Sala Verde Itinerante um acervo de mais de 800 livros, jogos, vídeos e agora também o Telecentro. “Os computadores permitirão trabalhar a inclusão digital com foco no meio ambiente. Dispomos de estagiárias treinadas para atender à população, com atividades específicas para diferentes interesses, para crianças e adultos”, relatou. Para permitir a interação da comunidade mesmo fora do espaço da Sala Verde foram criados um blog telecentrosalaverdepf.blogspot.com e o perfil Telecentro Sala Verde no Facebook.

Horários de atendimento
A Sala Verde Itinerante localiza-se no Muzar, Campus I da UPF. O espaço está à disposição da comunidade pela manhã e à tarde até fevereiro de 2012. A partir de março, as atividades serão desenvolvidas também à noite. Entre os dias 24 de dezembro de 2011 e 1º de janeiro de 2012, durante o recesso acadêmico da UPF, o Muzar permanecerá fechado.
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FLÁVIA

23 de dezembro de 2011 em 10:06.

A colega gespiana Lucinda participou da atividade. Obrigada pelo apoio Lucinda!!!