Nosso último post foi sobre coleta de lixo por tubulações subterrâneas. Algo que já acontece em cidades europeias. Acompanhe abaixo, uma cidade brasileira está sendo pioneira neste tipo de coleta. Opine, deixe seu comentário sobre isso.
A cidade do interior de São Paulo é a primeira a receber a tecnologia que veio da Europa e chega a reduzir em até 30% os custos de coleta.
Nas calçadas, lixeiras de aço inoxidável são instaladas com separação dos resíduos por tipo de material. No subsolo, há grandes coletores (de 3 mil litros) que são retirados em dias específicos da semana com o auxílio de uma grua presa ao caminhão de lixo. O sistema já recebeu alguns prêmios na Europa e apresenta vantagens como:
– O lixo fica armazenado de forma segura. Não há perigo de ser arrastado pela chuva ou rasgado por animais;
– Há redução do mau cheiro do lixo e da proliferação de bichos como ratos e baratas;
– O lixo já é recolhido separadamente. Dessa forma, a destinação correta para reciclagem é facilitada e tem seus custos diminuídos;
– Há menos gasto com mão de obra (e o serviço torna-se mais seguro para os trabalhadores) e com deslocamento de caminhões.
O sistema deve ser instalado na cidade de São Paulo em 2012. Quer entender como funciona a coleta subterrânea? Assista ao vídeo abaixo, da empresa Sotkon, responsável pela implantação do sistema em Paulínia:
(Imagem: Sotkon/Site)
por: Abril Super
