Perdemos até 30% dos alimentos que compramos. Além de ser um grande desperdício de dinheiro, gera um impacto negativo sobre o meio ambiente. Toda vez que jogamos comida no lixo, estamos descartando as já escassas quantidades de recursos naturais, energia e água utilizadas para produzir, processar, armazenar, guardar, transportar e cozinhar os alimentos.
Grande parte do desperdício de alimentos em nossas cozinhas são consequência de compras sem um planejamento eficiente, de armazenamento inadequado, de preparo desorganizado e em excesso e de descarte irresponsável dos resíduos. Precisamos ser mais conscientes em relação ao que fazer com os resíduos na cozinha e repensar a nossa forma de fazer compras.
Como reduzir a quantidade de alimentos desperdiçados:
Seguindo as dicas abaixo, você minimizará o desperdício de comida, poupará dinheiro e reduzirá o impacto no meio ambiente.
- Antes de ir às compras
- Verifique o que há na geladeira e planeje as compras apenas dos itens que precisam ser repostos.
- Pense no que quer comer nos próximos dias e faça uma lista do que precisa, com a quantidade que você irá utilizar. (veja os alimentos que curam e protegem a saúde)
- Nas compras
- Procure incluir alimentos locais e orgânicos – que apresentam o logotipo de certificação – em suas compras, a fim de evitar o uso de pesticidas e reduzir as emissões provenientes dos transportes.
- Ao comprar peixe, escolha espécies que não são objeto de sobrepesca ou ameaçados.(recomendo o guia de Lucia Malla para o consumo consciente de peixe. Vale a leitura.)
- Verifique as datas de validade para se certificar de que irá consumir o produto dentro do prazo.
- Prefira alimentos com um mínimo de embalagem para reduzir os resíduos que irão para aterro.
- Lembre-se de levar suas sacolas de compras reutilizáveis e seus potes vazios para comprar perecíveis a quilo (azeitonas, queijos, etc.)
- Após as compras
- A maioria dos alimentos podem ser armazenados nas próprias embalagens. Mantenha um estoque básico de longa duração em seu armário, como massas, arroz, feijões e outros ingredientes secos (eu evito os enlatados por causa dos aditivos químicos).
- Após abertas as embalagens, mantenha os cereais e alimentos secos (arroz, feijões, massas, etc) em recipientes herméticos de plástico ou vidro.
- Os alimentos frescos podem ser colocado em recipientes plásticos, latas, caixas de papel ou papelão, com a data de validade anotada para controle do prazo para uso.
- A maioria dos legumes mantêm-se frescos na geladeira. Se estiverem cortados, os vegetais devem ser armazenados no freezer ou congelador.
- Remova os legumes, ervas e cogumelos de sacos plástico para evitar que “suem” e estraguem.
- Armazene batatas, cebolas e outros vegetais de raiz em um lugar fresco e seco (fora da geladeira!).
- A carne crua deve ir, em um recipiente fechado, imediatamente após a compra, ao freezer, ou acondicionada na parte mais fria da sua geladeira, se for cozinhá-la logo.
- Você pode congelar alguns queijos como parmesão ou gruyere em potes fechados, com a data de validade, sempre.
- Os líquidos (molhos, sucos e vinhos) podem ser congelados em pequenos recipientes ou em uma bandeja de cubos de gelo para serem usados sempre que necessário, ao cozinhar.
- Após armazenar seus alimentos, lembre-se de lavar suas sacolas de compras reutilizáveis para evitar fungos e bactérias.
- Durante e após o preparo
- Prepare a quantidade exata de comida para você e sua família, de acordo com o número de refeições. Se você tem extras a cada noite, ajuste a quantidade que você cozinhará da próxima vez.
- Procure aproveitar o máximo do alimento, diminuindo a quantidade de resíduos que irão para o lixo.
- Mantenha pequenas sobras na geladeira ou no congelador para o preparo de refeições rápidas.
- Caso haja muita sobra, coloque os alimentos cozidos no freezer, se não for comê-los imediatamente, evitando sua deterioração. Ao consumi-los, não reaquecer mais de uma vez.
- Se você cozinhar alimentos a mais e armazenar uma parte no congelador para uma refeição mais tarde, lembre-se de descongelar os itens durante a noite e não no microondas.
- Se não for consumir um pedaço inteiro de pão, é bom dividi-lo em porções e guardá-las no freezer. O pão dura até 3 meses no freezer, se bem fechado, sem ar no saco ou pote.
- Os bolos também podem ser congelados, enrolados em película aderente ou papel de alumínio, removendo-se o ar antes do congelamento. Bolos congelados duram cerca de 3 meses.
- Descarte dos resíduos
- Se você tem espaço (sorte sua!), recicle os resíduos alimentares – excelentes fertilizantes orgânicos para o seu jardim ou horta, fazendo uma composteira. Se mora em apartamento (como eu), enterre-os diretamente nos vasos e canteiros de suas plantas (ou faça uma composteira doméstica, se preferir).
- Manter algumas galinhas em seu quintal é uma ótima maneira de reduzir o desperdício, livrando-se de restos de comida, e, em troca, você pode manter um fornecimento regular de baixo custo, de ovos frescos e orgânicos. (ai, que saudades de minha infância…)
Estas são apenas algumas dicas básicas, necessárias e possíveis de serem adotadas em nossa relação com os alimentos. Planejamento de cardápio significa menos viagens ao supermercado, menos gastos por impulso, uso das sobras de forma mais eficiente e mais facilidade para estocar o freezer.
Precisamos urgentemente ser mais conscientes sobre o que fazemos com os resíduos na cozinha e repensar a nossa forma de fazer compras, preparar e descartar os alimentos.
Foto: Mr. iMaax. ☜ via Compfight
Via: Ecoblogs
