População precisa economizar para evitar risco de racionamento caso o volume de chuvas demore para se normalizar na região
Créditos :: Leonardo Andreoli/ON
Um dos lados do reservatório que é cortado pela BR-285 está praticamente vazio
Leonardo Andreoli/ON
A Barragem da Corsan que fica às margens da BR-285 está com o volume de água 4,10 metros abaixo do nível normal. Com precipitações abaixo das médias há pelo menos cinco meses a população precisa contribuir para garantir que não seja necessário adotar medidas de racionamento na cidade. Lavagem de carros e calçadas devem ser evitadas nesse período, bem como a manutenção das redes internas para evitar vazamentos.
O engenheiro da Coordenadoria Operacional da Corsan em Passo Fundo Rubens Nunes Maciel explica que o nível do reservatório é monitorado diariamente. “Nesse momento, continuamos solicitando que as pessoas economizem água e evitem todo o tipo de desperdício”, reitera. Além disso, as pessoas podem contribuir para a economia denunciando o desperdício e avisando em situações de vazamento nas ruas. A Corsan dispõe de um call center gratuito para esse tipo de repasse de informações pelo telefone 0800 646 6444. “Temos operadores atendendo esses chamados para enviarmos as equipes para fazerem os devidos reparos”, acrescenta.
Nível Crítico
O nível crítico da Barragem da Corsan é de cinco metros abaixo do vertedouro que foi superado em 2005 numa das maiores estiagens enfrentadas na região. Quem passa pela rodovia vê uma cena assustadora. No lado esquerdo (sentido Passo Fundo – Mato Castelhano) apenas algumas poças de água ainda resistem. No lado direito, o nível está tão baixo que várias ilhas se formaram no meio do que ainda resta no lago. Perto do vertedouro a régua que aponta a profundidade do lago quantifica a baixa do nível em 4,10 metros.
A barragem é praticamente abastecida com a água das chuvas e alguns poucos córregos que desaguam nela, ao contrário da Barragem do Arroio Miranda que é abastecida por um rio.
Hoje apenas alguns filetes de água continuam chegando ao lago.
Arroio Miranda
A Barragem do Arroio Miranda, que também abastece o município, está com uma baixa de nível sendo registrada.
Até o momento ela está 80 centímetros abaixo do normal. Porém o nível ainda não é preocupante.
Por: O Nacional
