• Saiba onde descartar o lixo Eletrônico em Passo Fundo

  • Voltar
 by 

Posto de coleta no Comitê da Cidadania
Destino correto do material eletrônico ajuda entidades da cidade que tem lucro revertido em benefícios e, também, contribui na proteção ambiental
O lixo eletrônico produzido em Passo Fundo já tem destino correto. É o posto de coleta que será instalado na próxima semana junto ao Comitê Municipal da Cidadania, na rua Moron 2019, no centro da cidade. A iniciativa é uma parceria do Comitê com a creche Agentes do Amor Divino que arrecadam os materiais, que terão o lucro revertido em benefícios para as entidades.

(Posto de coleta estará localizado na rua Moron 2019, no centro,
 junto ao Comitê da Cidadania / FOTO ARQUIVO DM)

De acordo com o vice presidente do Comitê Municipal da Cidadania, Orlei Ramos Borges, o projeto que prevê o destino correto do lixo eletrônico produzido em Passo Fundo teve início na manhã de ontem , dia 10, quando foi oficializado o acordo entre o Comitê e a Agentes do Amor Divino com a empresa da capital que fará o destino final do material arrecadado. “Quando houver a arrecadação da quantidade de uma tonelada, vai ser recolhido o material pela empresa para o destino final”, informa ele, lembrando que o posto será instalado na próxima semana.
Depois de coletado o material, será feita uma triagem inicial para reciclar algum equipamento que possa ser usado em algum projeto social ou por alguma instituição. “A doação é importante porque vai auxiliar a manter a entidade. Já temos o trabalho de reciclagem de papal e papelão para manter o Comitê e isso vem a somar”, considera Borges. Além de ser um gesto solidário com as entidades, o destino correto evita os prejuízos causados ao meio ambiente com o descarte incorreto de equipamentos eletrônicos, que poluem o solo e a água.

Destino correto

O objetivo do projeto é criar um posto de coleta de lixo eletrônico para promover a destinação adequada do mesmo. Ainda visa criar estratégias para a gestão responsável e consciente do lixo eletrônico, fazendo a reciclagem de equipamentos para uso em projetos sociais ou fazer doações a outras entidades e conscientizar a população sobre a importância da destinação adequada do lixo eletrônico. O projeto vem obter recursos financeiros para a manutenção e consolida iniciativas de defesa do meio ambiente, sensibilizando a sociedade para que busque soluções para o consumo consciente.


Os materiais que serão recebidos pelo posto de coleta são adsl, aparelhos de DVD, baterias de no-break e automotivas, caixas de som de micro, calculadoras, celulares e carregadores, central telefônica, CPU, estabilizadores, fax, fios e cabos, fontes de micro, HD, impressoras, modem, monitores, mouses, no-breaks, notebooks, placas diversas, roteadores, scanners, servidores, teclados, telefones antigos e novos, unidades de CD e DVD, unidades de disquetes e vídeo cassete.
Dados da União Internacional de Telecomunicações aponta que a quantidade de telefones celulares que existe é 1,93 bilhão no mundo e 121 milhões no Brasil, já a rede de computadores corresponde a 1,19 bilhão de unidades no mundo e 33,3 milhões de máquinas apenas no Brasil. Ainda, cerca de 43% do lixo resultante desses aparelhos não recebe nenhum tipo de tratamento e, anualmente, são produzidos no mundo 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, o que corresponde a 5% de todo o lixo gerado pela humanidade.

Interessados em doar lixo eletrônico em grande quantidade podem solicitar busca domiciliar pelos telefones (54) 9961-25 97 ou (54) 3311-1038 com Orlei do Comitê da Cidadania


Via: Diário da Manhã


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *