• Um novo destino para o lixo

  • Voltar
 by 
O lixo que seria levado ao aterro de Marau permaneceu parado entre ontem (23) e hoje (24). Após interdição do local, um novo destino precisou ser escolhido para levar os resíduos. Nome do novo aterro será divulgado na manhã de hoje

O aterro de Marau, que recebia o lixo oriundo de Passo Fundo, está interditado desde sábado. Contratada pela prefeitura de Passo Fundo para transportar e destinar o lixo recolhido na cidade, a empresa RPF Ambiental, por sua vez, contratou a empresa Via Norte, que arrendou o aterro. 

Conforme nota oficial enviada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), o aterro foi interditado por não atender à legislação ambiental atual, apresentando disposição irregular de resíduos diretamente no solo e vazamento de chorume para o meio ambiente. Cerca de 95 toneladas de lixo são encaminhadas de Passo Fundo ao local, diariamente – material que ficou parado até a manhã desta terça-feira, quando deverá ser encaminhado a um novo destino.


Conforme o diretor da RPF Ambiental, Cleber Bordignon, foi feita uma reunião na tarde desta segunda-feira (23) para decidir o novo local. “O município trabalhou normalmente hoje no recolhimento do lixo, só o destino final que não saiu. Amanhã de manhã a operação vai andar normalmente”, comentou. Ele explica que o novo aterro já foi definido, mas só poderá ser divulgado na manhã desta terça-feira.


O diretor tranquiliza, no entanto, que lixo que ficou parado de um dia para o outro não trará maiores complicações para a cidade. “Amanhã tudo volta a sua normalidade, há problema algum. Só a RPF que muda o destino do produto”, declarou.


(Recolhimento de lixo funcionou normalmente na cidade. Os resíduos devem ser levados a um novo aterro na manhã desta terça-feira / FOTO: ARQUIVO DM)


Para lembrar

A prefeitura de Passo Fundo não foi notificada sobre o problema, pois não tem contato direto com o aterro de Marau, que é administrado pela Via Norte. Conforme o secretário Meio Ambiente, Glauco Polita, o que existe é um contrato com a RPF Ambiental, responsável pela destinação final do lixo na cidade

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *