• Animal silvestre é atropelado no Bairro Tupinambá

  • Voltar
 by 
No dia 10 de setembro pela manhã o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP, recebeu uma ligação de que um animal silvestre havia sido atropelado no Bairro Tupinambá, na Rua Pedro Karcof.
A acadêmica Fernanda Pereira Dias do curso Ciências Biológicas da UPF e a Bióloga Carla Hegel, ambas integrantes do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, foram até o local conferir  a situação e ao chegar, encontraram o animal já sem vida. Tratava-se de um veado, que fora atropelado por volta das 06:00 horas da manhã, segundo relatos de alguns moradores. Estes relataram ainda que este animal já tinha sido visto nas redondezas, o que preocupa é saber o motivo da sua presença no meio urbano.
O animal foi recolhido e levado até o MUZAR- Museu Zoobotânico Augusto Ruschi da Universidade de Passo Fundo, pelo também integrante do GESP, Paulo Fernando Cornelio. 
Em analise pelo Biólogo Élinton Rezende, no laboratório de Zoologia do museu, o animal tratava-se de uma fêmea da espécie Mazama americana, popularmente conhecido como veado mateiro. Ainda relatou que o mamífero apresentava ferimentos como mordidas de cão, além de uma grande lesão ocorrida pelo atropelamento, o que resultou na sua morte. Segundo a lista de espécies de animais ameaçados de extinção do Rio Grande do Sul – liberada pela Fundação Zoobotânica/RS em setembro de 2014, o animal encontra-se na categoria em perigo.
A acadêmica da Biologia e a Bióloga do GESP explicam que o animal pode ter se aproximado do meio urbano na busca de alimento ou outro recurso para a sua sobrevivência, já que cada vez mais a fragmentação das florestas nativas é evidente na região.

Animal quando foi encontrado na Rua Pedro Karcof.
Paulo Fernando – GESP, entregando o veado ao biólogo Élinton Rezende – MUZAR.
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *