• Manifesto em defesa da Floresta Nacional de Passo Fundo

  • Voltar
 by 

Ministério do Meio Ambiente
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Floresta Nacional de Passo Fundo
MANIFESTO EM DEFESA DA FLORESTA NACIONAL DE PASSO FUNDO


O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Passo Fundo nas suas atribuições legais conforme Art. 3º do seu Regimento Interno, de acordo com o Art. 20  do Decreto Federal N° 4.340/2002 e Art. 225 da Constituição Federal de 1988, vem por meio deste se manifestar publicamente em defesa da integridade, manutenção e preservação da única unidade de conservação federal da região, sendo o maior maciço florestal localizado no planalto médio do Rio Grande do Sul, inserido no bioma Mata Atlântica.
 A Floresta Nacional de Passo Fundo está localizada no município de Mato Castelhano. Foi criada em 1947 pelo Instituto Nacional do Pinho (INP) destinada ao plantio de Araucária para manutenção e preservação da espécie em seu bioma natural. As terras foram adquiridas em dezembro de 1946. No ano de 1967 a área foi transferida para o IBDF, posteriormente no ano de 1989 passou a responsabilidade para o IBAMA e finalmente, desde 2007, está sob a gestão do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A Floresta Nacional de Passo Fundo faz parte de um projeto bem sucedido implantado pelo poder público há quase setenta (70) anos.  As matas nativas foram conservadas ao longo do tempo. As áreas de cultivo serviram aos projetos pioneiros de reflorestamento de araucária, sendo que atualmente estes plantios encontram-se bem desenvolvidos sendo uma experiência única na região pelo êxito do projeto que conseguiu reflorestar grandes extensões de terras com a espécie nativa mais carateristica da Floresta Ombrófila Mista no domínio da Mata Atlântica.


 Apresenta remanescente de 490 ha de mata nativa bem conservada e reflorestamento de Araucária (400 ha), Pinus (278 ha), outras espécies (8 ha) e demais áreas (152 ha), somando um total de 1.328 ha. Mantém conectividade com áreas preservadas do entorno formando uma área ampliada de conservação ambiental de quase dois mil hectares (2.000 ha).
Abriga espécies da flora e da fauna, com destaque àquelas ameaçadas de extinção  tais como: pinheiro-brasileiro, xaxim, butiazeiro-da-serra, cabreúva e casca-d’anta, papagaio charão, gralha azul, jaó-do-litoral, pica-pau-verde-barrado, grimpeiro, tamanduá-mirim, irara, veado-virá, cutia, gato-do-mato pequeno, gato maracajá, gato mourisco, jaguatirica, sapo de chifre e espécies de peixes e reptéis . Foi identificado um total de 197 espécies de aves.
Entre os benefícios sociais, ambientais e econômicos prestados pela Floresta Nacional destaca-se a conservação dos recursos hídricos, onde insere suas águas na bacia hidrográfica Taquari-Antas, fazendo parte da região hidrográfica do Guaíba. Localmente a água produzida pela Flona contribui  para a manutenção do lago da represa Capingui, importante reserva de água com potencial para abastecimento público regional. Ao longo dos anos observa-se uma maior regularidade climática com temperatura e regimes de chuvas mais equilibrados, devido a influência da floresta aliada aos recursos hídricos locais, trazendo aumento de renda nas atividades produtivas do entorno.
Ao longo de toda sua história inúmeras experiências exitosas de manejo florestal já foram produzidas na área da Flona, sendo uma referência para as mais diversas áreas de estudos ambientais, principalmente nos campos da engenharia florestal e da biologia. Hoje professores de diversas universidades: UPF, URI, UFSM, UFRGS, ULBRA, UNICRUZ, UNISC, além dos Institutos Federais de Educação e a EMBRAPA, utilizam a Floresta Nacional como campo de pesquisa, sala de aula e laboratório em diversas disciplinas oferecidas em seus cursos de graduação e pós-graduação.

A Floresta Nacional de Passo Fundo, além de ser a maior e mais antiga Unidade de Conservação de toda a região do Planalto Médio Gaúcho, abrigando várias espécies ameaçadas de extinção, é também a que se encontra em melhor estado de implementação, tendo Plano de Manejo aprovado e publicado, Conselho Consultivo constituído e em atividade, vários projetos em andamento com inserção da comunidade regional, intensa pesquisa científica sendo realizada na área, visitação diária e atividades de educação ambiental. Constitui, atualmente, a maior referência em gestão de Unidade de Conservação de toda a região.
Diante do exposto os representantes do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Passo Fundo vem atráves deste, manifestar-se pela conservação e manutenção deste significativo remanescente da Floresta com Araucária do norte do estado do Rio Grande do Sul, promovendo a experimentação e o manejo florestal, a geração de conhecimentos, a educação ambiental e o uso múltiplo sustentável dos recursos naturais.
Mato Castelhano/RS, 25 de Setembro de 2014.


FLONA de Passo Fundo/ICMBio

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA Florestas.

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Secretaria Estadual do Meio Ambiente
-Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas – DEFAP.


Secretaria Estadual de Educação - 7ª. Coordenadoria Regional de Educação

Companhia Riograndense de Saneamento -CORSAN

Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE

Secretaria Municipal do meio Ambiente de Mato Castelhano

Secretaria Municipal de Educação de Mato Castelhano

Prefeitura Municipal de Marau

Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Câmara Municipal de Vereadores de Mato Castelhano

Universidade de Passo Fundo - UPF

Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ

Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim – URI

Universidade Luterana do Brasil – Campus Carazinho - ULBRA

Grupo Ecológico Guardiões da Vida - GEGV

Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas - GESP

Associação Amigos do Meio Ambiente – AMA Carazinho
                  
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo

Sindicato Rural de Marau

Associação dos Produtores Rurais do Entorno da Floresta de Mato Castelhano - PROFLOMA

Associação Amigos da Barragem do Capingui – AABACAP

Associação dos Produtores de Suínos e Leite de Mato Castelhano

Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS e Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – ASCAR

Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí LTDA - COTRIJAL

Cooperativa Agrícola Mista Marauense LTDA – COOPEMARAU

Sociedade Católica São Roque de Mato Castelhano
 
-->
Floresta Nacional de Passo Fundo

Av. Presidente Vargas, s/n.º - Mato Castelhano (RS) - CEP 99180-000

Fone/Fax (54) 3615-0011/3313-4311 - E-mail: flonapassofundo.rs@icmbio.gov.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *