• Lançamento Projeto Navegar II

  • Voltar
 by 

Cecy Leite Costa Lança segundo projeto navegar: veleiro de pet fará novas viagens

O Instituto Educacional Cecy Leite Costa e Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, lançou na tarde de ontem o Projeto Navegar II, o projeto começou ainda no ano passado com a construção do Veleiro Cecy.
A embarcação foi construída com garrafas pet e outros materiais reciclados, sendo que navegou pelo rio Jacuí e parte do Rio Uruguai. Para esta segunda etapa os alunos selecionados estão participando da construção coletiva de uma consciência ambiental.
E agora serão envolvidos pais, professores e alunos, sendo que uma nova embarcação já está sendo preparada para duas novas viagens. Entre o final de outubro e dezembro o novo veleiro deverá navegar, novamente, pelo Rio Jacuí, seguindo até o Rio Guaíba. Em janeiro de 2015 o veleiro realiza outra aventura, do Rio Guaíba até o Oceano Atlântico, através da Lagoa dos Patos.
A embarcação está ainda em fase de melhorias e em breve estará pronta.  Neste ano participam do projeto também escolas de Ernestina e  Nicolau Vergueiro, além da Escola Estadual de Ensino Fundamental Wolmar Salton, de Passo Fundo.


__________________________________________________________________________________

Lançado o projeto Navegar II


Entre 2013 e 2014, O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) e o Instituto Cecy Leite Costa realizaram o projeto Navegar I, que consistiu na navegação do Rio Passo Fundo, sob ótica educacional. Ontem (23), foi lançada a parte II do Navegar, que agora tem outra rota. Sob o lema “Viajando pelas Águas do Jacuí”, o objetivo é percorrer toda a extensão do Rio Jacuí, que nasce em Passo Fundo.

Foto: Alisson Dozza / DM


O Navegar II foi delimitado a partir de reuniões de dirigentes do GESP com alunos do Cecy. Conforme o professor Antônio Carlos Rodrigues, “tivemos em 2014 liberação de horário de professores para trabalhar Pesquisas Náuticas, foram mais de 20 reuniões trabalhando educação ambiental, construção de embarcação, atividades náuticas e primeiros socorros”. Ainda de acordo com o professor, “os alunos entenderam como funciona um barco, suas partes e até construímos 11 miniaturas de embarcações. Se discutiu física, química, biologia, de maneira interdisciplinar. Isso tudo leva á conscientização sobre problemas atuais, como a poluição”.


Para a execução in loco do projeto Navegar II, será utilizado um veleiro. A jornada começa dentro de 15 dias, partindo da barragem de Ernestina – primeiro ponto navegável do Rio Jacuí – chegando à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, na primeira quinzena de dezembro.


Segundo o integrante do GESP, Paulo Fernando Cornélio, Passo Fundo é ponto importantíssimo na geografia estadual. “O município de Passo Fundo abriga a nascente de cinco rios, que drenam aproximadamente 250 municípios, onde vivem 4 milhões de pessoas”. Cornélio também informou que o Navegar II cobrirá um total de 710km, começando em Passo Fundo, chegando a Porto Alegre, onde o Rio Jacuí encontra-se com o Rio Guaíba e deságua na Lagoa dos Patos. A partir da Lagoa, o Navegar inciará outra etapa do projeto, em janeiro do ano que vem, seguindo até Rio Grande, no Sul do Estado. Lá, haverá o encontro com o Oceano Atlântico.


Cronograma previsto

Primeira etapa – pesquisas e práticas náuticas entre junho e outubro, incluindo estudo de percurso, história e geografia das regiões. Formação e educação ambiental, aulas práticas de vela e remo, além de oficinas de fotografia e vídeo.


Segunda etapa – outubro e dezembro, com navegação da nascente do Rio Jacuí ao Rio Guaíba, fazendo mobilização no trajeto das nascentes ao Rio.


Terceira etapa – janeiro de 2015, do Rio Guaíba ao Oceano Atlântico através da Lagoa dos Patos.


Quarta etapa – em 2015, a apresentação de experiências.


Escolas participantes

O projeto Navegar é composto, também, por palestras e atividades incluindo alunos de várias escolas da região. Participam a EEEM Raimundo Correa (Ernestina), EMEF Educarte (Ernestina), EEEM Nicolau Vergueiro (Nicolau Vergueiro), Assistência Social Diocesana Leão XIII (Passo Fundo) e EEEF Wolmar Salton (Passo Fundo).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *