Os trabalhos foram desenvolvidos com três grupos e com três barcos. Um grupo realizou passeios de navegação nas proximidades da Prainha de Ernestina, com a comunidade local. Dois deles, realizaram estudos de geografia, biologia e ecologia, observando as características do local, tais como: mata ciliar, áreas de cultivo, poluição hídrica, assoreamento, importância das plantas aquáticas, paisagens naturais, fauna e flora, entre outros, os quais foram debatidos com os alunos ao final da atividade de navegação.
Foi observado que em algumas áreas, existem mata ciliar e maciços florestais significativos e importantes, com árvores de pequeno, médio e grande porte, apresentando inclusive, araucárias.

Em outros locais, as margens mostraram-se bastante impactadas, com erosão atingindo inclusive o espelho d’água. Atividades de cultivo e pecuária também foram encontrados nestes locais, bem como, presença lixo doméstico e o avanço de construção de residências. Constatou-se também que vem aumentando significativamente as construção de casas e atividades de recreação e lazer sem controle,
às margens da Barragem, não respeitando a legislação.






