• Recuperação do Rio Passo Fundo é tema de reunião

  • Voltar
 by 
UPF participa das ações junto à Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (APPA)
Foto: Divulgação UPF
Reunião abordou as ações realizadas para a revitalização do Rio Passo Fundo
Os membros da Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental (APPA) estiveram reunidos na terça-feira, dia 04 de agosto, para mais um debate sobre a recuperação do Rio Passo Fundo. A reunião contou com a participação da Universidade de Passo Fundo (UPF) – por intermédio do Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais (CCTAM) e de bolsistas Paidex –, além do Promotor Paulo Cirne e de representantes das entidades Projeto Transformação, Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, Convidas, Comitês de bacia, Agenda 21; Fepam, Departamento da Biodiversidade (Debio), Batalhão Ambiental, Corsan e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
Segundo a professora Elizabeth Foschiera, representante do CCTAM, na reunião, foram expostas as ações desenvolvidas na fase 1 do projeto, voltadas à revitalização, com ações desenvolvidas em um trecho de área rural do Rio Passo Fundo. De acordo com ela, os resultados foram bons devido à adesão dos proprietários rurais, bem como em razão da adoção de práticas que contribuem para a recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos.
Os participantes definiram que seriam reforçadas as ações já em andamento da fase 2, envolvendo a área urbana do rio, como trabalhos da Fepam e da Debio. O secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, apresentou atividades que a Secretaria está desenvolvendo na área urbana, como a limpeza periódica das margens do Rio Passo Fundo e do Arroio Santo Antônio, a instalação de sete containers para disposição dos resíduos oriundos das comunidades ribeirinhas e de três barreiras de contenção para impedir que resíduos atinjam o leito do rio. Além disso, a Secretaria realiza o monitoramento ambiental, com quatro análises por ano, em oito pontos ao longo da área urbana, que analisa parâmetros físicos, químicos e microbiológicos e promove atividades de educação ambiental com a populaç&atild e;o do entorno, com abordagens na comunidade ribeirinha e formação para as escolas e moradores do entorno.
Durante a reunião, o secretário declarou que estão em fase de contratação e licitação os trabalhos de reflorestamento das APPs do Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio, numa área de aproximadamente quatro hectares, na qual a prefeitura realizará o plantio e o proprietário será responsável pela manutenção das árvores.
Por fim, o grupo debateu sobre as ações referentes à fase 3, que envolvem outra área rural, na qual serão mapeados os proprietários das áreas, verificadas as condições dos rios nesses locais, com as orientações necessárias para recuperação e preservação.
A UPF participa da APPA compondo a secretária executiva, representada pelo CCTAM e por bolsistas Paidex, e contribui com o projeto de revitalização do Rio Passo Fundo a partir de projetos de extensão, em especial projetos que envolvem a conservação da biodiversidade, e com o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).
Via : UPF
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *