Com a presença de aproximadamente 90 pessoas , entre técnicos, gestores públicos, representantes de ONGs, profissionais da área ambiental , profissionais de empresas de jardinamento, e profissionais da geração de energia , foram discutidos os problemas e soluções para a arborização urbana e intervenções incorretas realizadas nas árvores localizadas em áreas públicas e privadas.
![]() |
| Palestrantes (e Eliana Bortolon – Organizadora) |
![]() |
| Plenária |
As podas mal feitas vem ocorrendo em Passo Fundo como também em diversos municípios da região. Ao mesmo tempo, as podas vem sido realizadas por pessoas que não conhecem o assunto, destruindo e descaracterizando as árvores. As agressões , sem o devido procedimento correto e sem licenciamento, pode ser considerado crime ambiental, comprometendo com multas o solicitante e o que realizou as podas. Com a intenção de formação e esclarecimento, foi realizado , durante a tarde do dia 21 de setembro (Dia da Árvore) o “Curso de Arborização Urbana e Podas – Técnicas de Intervenção e Aspectos Legais”, . Apresentado em quatro painéis :
1 ) Procedimento Administrativo – Autorização e execução de podas – SMAM Armando Fontoura (SMAM) e Cristian Thans (STSG)
2 ) Podas de árvores e Segurança da População – Fabrício Steffens e Levi Rocha– RGE
3 ) Importância da Arborização Urbana – Reni Três – COMAU
4 ) Legislação e Penalidades – Dr. Paulo Cirne – MP
O evento ocorreu no Auditório da Rio Grande Energia/RGE com representantes dos municípios de Marau, Tapejara, Coxilha , Casca, Ibiaçá , Ernestina e Passo Fundo.
Promoção do Ministério Público Estadual/MPE , Conselho Muncipal de Arborização Urbana/COMAU, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio Grande Energia/RGE , e apoio do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP
