• Projeto Navegar resgata preocupação ambiental em Cachoeira do Sul

  • Voltar
 by 
Foto: Divulgação / Navegar
Grupo retornou à Escola Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha após um ano para apresentar resultados do projeto e foi surpreendido com seminário realizado por alunos tratando a causa ambiental

O Projeto Navegar III, que inclui o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), Projeto Ambiental Viver, Leão XIII, Instituto Cecy Leite Costa e Escola Estadual de Ensino Fundamental Wolmar Antônio Salton, realizou uma visita na Escola Estadual Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Cachoeira do Sul/RS, no dia 16 de dezembro. O grupo, que voltou a cidade após um ano da primeira passagem pelo local, retornou para compartilhar com alunos, professores e funcionários o conhecimento e a experiência da participação no projeto.

No ano passado, o Projeto Navegar percorreu por Cachoeira do Sul e apresentou aos alunos os detalhes da realização da última fase do projeto. Além disso, os estudantes conheceram os veleiros e ouviram os relatos de quem participa da iniciativa. Neste ano, os participantes foram surpreendidos em ver que as sementes plantados em 2014 estão germinando na escola. Os alunos organizam seminários com foco no meio ambiente como norte de estudo.

De acordo com a gestora e pesquisadora ambiental, Andréia do Nascimento, os trabalhos realizados na escola mostram que o projeto está fazendo a sua função social e ambiental. ”O projeto de Passo Fundo está dando frutos na região de Cachoeira do Sul. Os estudos apresentados por eles são de nível acadêmico, trabalhos muito bons”, afirma.

Para o ambientalista Jaimir Maximino Zamarchi, o retorno em Cachoeira do Sul foi uma grata surpresa. ”Aquela semente plantada no ano passado já está dando frutos do que a gente passou para eles. Houve o retorno deles em nos procurar um ano depois. Chegamos lá e fomos surpreendidos com o seminário”, relata. O Projeto Navegar III apresentou painéis do Rio Passo Fundo e do Jacuí para os mais de 760 alunos presentes na Escola Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha. O trabalho apresentado pelos alunos no seminário tratava sobre o Arroio Mirim, o qual apresentava um mapeamento e uma pesquisa com os resultados dos agentes físicos, químicos e biológicos do ambiente.

Conforme Zamarchi, o projeto aproveitou para fazer parceria com outros grupos ambientais da região, como a Sociedade do Jacuí de Meio Ambiente. ”O pessoal começa a percorrer pelo Delta, o estudo deles começa de Porto Alegre vem vindo. Ano passado, fizeram em Cachoeira do Sul. A novidade é que em março de 2016 eles virão para Passo Fundo realizar o encontro. Isso é muito bom, envolve muitos grupos, como o pessoal do Jacuí de Carazinho também”, declara o ambientalista.

O encontro, que deve acontecer em Ernestina, tem o apoio do Rotary Club. Segundo Zamarchi, há uma projeção de premiação para os alunos da escola de Cachoeira do Sul. ”A ideia é premiar as três melhores redações sobre o tema ambiental. Quem vencer, poderá conhecer a nascente em Passo Fundo e até mesmo sair com nós por aqui até Porto Alegre, conhecendo e entendendo o processo de tratamento de água e como a Corsan realiza esse trabalho pelo Guaíba”, relata.

O Projeto Navegar
O Projeto Navegar III: Re-conhecendo o Berço busca envolver estudantes e sociedade no re-conhecimento da região de entorno do Berço das Águas, na qual inclui quatro bacias hidrográficas do RS (nascentes-mãe do Rio Passo Fundo, Alto Jacuí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava). No ano passado, o grupo percorreu com os veleiros desde as nascentes até o mar, no Porto de Rio Grande, realizando um total de aproximadamente 900 quilômetros pela água. Em 2016, será o quarto ano do Projeto Navegar. A ideia, segundo o ambientalista Zamarchi, é elevar a nível regional, até Palmeira das Missões/RS.

Via: Diário da Manhã
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *