• Lei que regula destinação de lixo da construção civil ainda é desconhecida da população

  • Voltar
 by 


Após mais de um ano em vigor da lei municipal de disciplinou a destinação de resíduos sólidos em Passo Fundo, um longo caminho ainda deve ser percorrido até que esse novo modelo possa ser perfeitamente entendido pela população. Antes da legislação, eram inúmeras as denúncias de descarte incorreto de lixo, principalmente da construção civil, em vários pontos da cidade. Verdadeiros lixões se formaram na área da pedreira da Petrópolis, também nas ruas Olavo Bilac, Nilo Peçanha e ainda em áreas do Loteamento Professor Schisler.
Por não existir regulamentação, as empresas de tele entulho e as pessoas físicas acabavam descartando o lixo produzido em pequenas ou grandes obras de forma irregular, gerando grande dano ambiental. Por ano mais de 50 denúncias eram recebidas por Secretaria do Meio Ambiente, Batalhão Ambiental e Ministério Público. Neste tempo, o preço do serviço de tele entulho era menor, já que as empresas não tinham responsabilidade por dar a destinação correta do material recolhido.
Desde 2015, o município já conta com uma empresa habilitada junto a Fepan e enquadrada nos critérios da legislação para receber esses materiais. A Rizzotto EcoSmart. Com isso, todos os rejeitos da construção civil devem ser levados até essa usina de reciclagem para serem corretamente descartados, sob pena de se cometer um crime ambiental. Por ser um serviço privado, os valores cobrados para o recolhimento e recebimento também sofreram uma elevação, gerando muitas reclamações da população.
Segundo empresa Rizzotto EcoSmart valor para transporte e destinação varia entre R$ 180,00 e R$ 200,00. Valores superiores podem ser considerados abusivos. Para os clientes que contratam o serviço é indispensável exigir das empresas a guia de controle de transporte de resíduos (CTR). O projeto futuro da empresa é implementar um Ecoponto para pequenos geradores de entulho com preços mais acessíveis.  

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *