• Reunião debateu questões pertinentes à Flona

  • Voltar
 by 
Objetivo da reunião foi o esclarecimento de questões envolvendo a área de preservação, que mesmo pertencendo ao município de Mato Castelhano, é importante para toda a região

Na manhã desta quarta-feira (10) ocorreu reunião da Frente Parlamentar Mista de Recursos Hídricos. Participaram a presidente da Frente, Cláudia Furlanetto (PCdoB) e os vereadores Rui Lorenzato (PT), Alberi Grando (PMDB) e Alex Necker (PCdoB). Também estavam presentes a direção da Floresta Nacional de Passo Fundo (FLONA), representantes da Agenda 21, Grupo Ecológico Sentinelas dos Pampas, Comitê do Rio Passo Fundo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais além de professor e pesquisadora da área de História.

O objetivo da reunião foi o esclarecimento de questões envolvendo a Floresta Nacional de Passo Fundo, que, mesmo pertencendo ao município de Mato Castelhano, é importante área de floresta e nascentes de água para toda a região.

No início da reunião, Adão Luiz da Costa Güllich e Remi Weirich, diretores da FLONA, realizaram apresentação de toda a área da floresta, suas características e a problemática atual. Entre os dados apresentados estava incluído a importância do local para a pesquisa da área de mata nativa, no caso 400 hectares de floresta araucária, que está em risco de extinção, além da fauna, com grande variedade de animais. Adão explicou que atualmente a floresta é administrada pela ICMBio e que a direção se preocupa muito com a questão da utilização da área tanto por indígenas quanto por agricultores, já que os recursos florestais exigem cuidados com a preservação e sustentabilidade.

A presidente Claudia Furlanetto encaminhou, como resolução da reunião, a produção de uma Moção de Apoio à FLONA e um ofício a ser encaminhado para todos os órgãos competentes e autoridades envolvidas na deliberação sobre a utilização da floresta. Ela também informou que, na próxima reunião da Frente, no dia 31 de agosto, representantes da CORSAN serão convidados para debater sobre as obras e programa de saneamento na cidade de Passo Fundo pertinentes ao Fundo de Saneamento.

Na última reunião, realizada em 27 de julho o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo protocolaram documento solicitando a presença dos representantes do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro, responsável pela gestão da Floresta Nacional de Passo Fundo. A solicitação foi referente a preocupações das instituições sobre a situação do atual conflito que a mesma encontra-se. Recentemente foi noticiado que poderá a área a ser ocupada por comunidade indígena. Nesta reunião representantes do ICMbio realizaram uma apresentação sobre o histórico da área, a sua função e importância daquela unidade de conservação nacional. 
Via: Diário da Manhã
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *