• Um espaço para descobrir

  • Voltar
 by 
Depois de dois meses de pausa nas atividades, a sala Futura reabre para oficinas, capacitações e experiências pedagógicas. Com acervo de livros e arquivo audiovisual, o espaço é local de aprendizados para escola, instituições e grupos da cidade

Uma mala cheia de livros, cadernos e cds, que percorre escolas e as mãos dos estudantes, um acervo de programas educativos, um espaço para reuniões e oficinas: a Sala Futura, criada em Passo Fundo em 2013, é o que os organizadores da iniciativa chamam de midiateca – pela multidisciplinaridade de plataformas em que os conteúdos são disponibilizados. Ela retomou às atividades internas no último dia 3 para receber estudantes, professores e quem mais estiver interessado em descobrir coisas novas.

A Sala Futura passou dois meses em hiato depois que o convênio com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi transferido para a Secretaria Municipal de Educação  e uma nova monitora foi contratada para conduzir as atividades.

 Com a Sala retomando as atividades no espaço, escolas podem voltar a agendar visitas e oficinas. Segundo Ademar Marques, da Secretaria Executiva da Agenda 21, escolas e ONGs encontram conteúdos para desenvolver seus projetos na Sala. Cada grupo que utiliza o local chega com as suas necessidades, que vão sendo  supridas com os materiais de apoio disponíveis.

Através da parceria com o Canal Futura, todos os programas educativos produzidos são disponibilizados online. Assim, o acervo da sala não para de crescer. Além do material audiovisual, educares e comunidade têm acesso a livros e guias sobre assuntos que vão desde questões sociais, saúde e meio ambiente. Os materiais podem ser emprestados e os professores têm a permissão de fazer cópias para usar em sala de aula.

Acesso democrático
Desde que foi inaugurada, há três anos, muitas pessoas já passaram pela Sala Futura. De lá para cá, o espaço já atendeu mais de 1300 alunos e 150 educadores. Mais de 27 instituições e ongs também já utilizaram a sala como espaço de aprendizagem e compartilhamento de ideias. Da rede municipal de ensino, já foram mais de 600 estudantes de mais de 23 escolas dos municípios. Cerca de 120 professores também receberam ações de formação continuada.

Com a retomada das atividades, a intenção é continuar aumentando o número de visitantes. As escolas interessadas podem entrar em contato para agendar atividades pelo telefone 3601-1150.
Via: Diário da Manhã
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *