No dia 06 de março, foi firmado um compromisso (carta) de intençôes para que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), reconheça o “Caminho dos Cânions do Sul” com um Geo Parque Mundial. Este documento foi firmado com a presença dos secretários de Turismo, Cultura e Esporte dos estados do Rio Grande do Sul, Sr Victor Hugo Alves da Silva e de Santa Catarina, Sr Leonel Pavan. O documento, entregue ao consultor da Unesco José Patrício Melo, é um primeiro passo para obter a certificação. A região reúne uma área de 2.830 quilômetros quadrados em sete municípios entre os dois Estados.
O evento que aconteceu na cidade catarinense de Praia Grande, contou com a participação de várias autoridades políticas das cidades que fazem parte do consórcio do Projeto Caminho dos Cânions do Sul, e de profissionais do setor de turismo como empresários, guias e representantes de organizações ambientalistas.
Passo Fundo esteve representada no evento com a participação do gestor ambiental Ricardo Assumpção que além de ser agente de turismo é integrante de Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP.
De acordo com Ricardo, se o Caminho dos Cânions do Sul for reconhecido como Geoparque da Unesco será uma conquista de extrema importância de cunho social, cultural, econômico e ambiental para o Brasil dado ao fato de que ali encontram-se duas importantes Unidades de Conservação, sendo elas o Parque Nacional dos Aparados da Serra onde fica o Cânion Itaimbezinho e o Parque Nacional da Serra Geral onde se encontra o Cânion Fortaleza, ambos abrigam um bem preservado remanescente de florestas nativas do Bioma Mata Atlântica com diversos exemplares de fauna e flora.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, a próxima etapa é a formalização da candidatura, que depende do governo federal. Para o secretário, a carta de intenção é importante porque mostra a aproximação institucional dos dois Estados interessados.
Os geoparques são áreas geográficas unificadas, com patrimônios geológicos e paisagens de relevância internacional. Os membros do órgão internacional trabalham com foco em sustentabilidade, preservação, proteção e envolvimento das comunidades locais. Com o reconhecimento da Unesco, a projeção é que o turismo na região seja beneficiado.
Os municípios que integram esse consórcio são Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul, e Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Praia Grande, em Santa Catarina.
No mundo, há 127 geoparques da Unesco em 35 países. Um deles é no Brasil, o Geopark Araripe, no Ceará.