É indiscutível a importância da água para a vida de todos os seres sobre a Terra. O crescimento econômico e da população tem afetado significativamente a qualidade dos nossos recursos hídricos. O uso da água pela atividade agrícola e pecuária vem interferindo na vazão dos rios e na alteração das matas ciliares. As atividades industriais e uso doméstico são responsáveis pelo despejo nos recursos hídricos de grande quantidade de poluentes, na maioria da vezes sem tratamento adequado.
O território do município de Passo Fundo está inserido no Bioma Mata Atlântica e abriga nascentes de diversas Bacias Hidrográficas e, entre elas, a Bacia do Alto Jacuí. Na comunidade de Povinho Velho encontra-se as primeiras nascentes do Rio Jacuí, área conhecida como “Berço das Águas”. Esta importante Bacia Hidrográfica banha a maior parte do município de Passo Fundo, que apesar de não abastecer a maior parte da população com suas águas, utiliza seus afluentes, nascentes e banhados para vários fins, prejudicando a quantidade e qualidade de suas águas.
O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP, ao longo de sua história tem trabalhado esta região com muita dedicação, pois entendemos que este recurso hídrico é fundamental e estratégico para a economia de uma vasta região do Estado. No dia 06 de junho, nas comemorações da semana do Meio Ambiente, o GESP e a Agenda 21 entregaram documentos no Ministério Público Estadual (1ª Promotoria de Justiça Especializada Meio Ambiente), propondo trabalhar o Rio Jacuí ao longo dos próximos anos, com enfoque educacional, de preservação ambiental e de sustentabilidade econômica, no território de Passo Fundo.