O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP continua a receber infinitas denúncias de depósitos irregulares de lixo.
Na área Industrial de Passo Fundo está sendo formado um novo lixão, semelhante o que possuíamos na década de 90 do século passado, localizado nas margens da BR 285.
Este mais “recente” depósito de resíduos, de aproximadamente cem (100) metros de extensão por vinte e cinco (25) de largura, possui os mais variados materiais: madeiras, placas metálica, argamassa, tijolos, restos de jardinagem, terra, sílica, fios elétricos, sofás, televisores, garrafas plásticas, material eletro-eletrônicos, papeis, papelões, vidros, pneus,armários, roupas. galhos e troncos de árvores, alimentos perecíveis, alguns animais mortos, peças e carcaças de automóveis entre outros. Este mesmo local foi denunciado pelo GESP no ano passado (abril/2018) para as autoridades de Passo Fundo. Posteriormente, a Prefeitura Municipal realizou limpeza no local, notificou o proprietário e foi colocado caçambas de entulho para que a população colocasse os resíduos de forma adequada, mas, não houve êxito.
Este novo lixão está às margens da Estrada Municipal, continuidade da Rua Manoel Portela, área Industrial de Passo Fundo.
Fatos como este já esta sendo muito comum em nossa cidade e para o GESP os motivos são: falta de fiscalização adequada, dificuldade de identificar os criminosos, a não efetivação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, fragilidade do Conselho Municipal do Meio Ambiente/CMMA em discutir com profundidade a questão e a não efetivação contínua em educação ambiental em relação aos resíduos sólidos. O GESP realizou levantamento fotográfico, providenciou relatório e será protocolado no Ministério Público Estadual e Secretaria Municipal do Meio Ambiente/SMAM.
Fotos: Arquivo GESP
