Foi realizado na manhã de quarta-feira (04) uma manifestação com representantes de diversas categorias do serviço público, sindicatos, conselhos, movimento estudantil e Ongs, finalizando com um abraço simbólico no prédio da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde em defesa do Sistema Único de Saúde/SUS.
O Sistema Único de Saúde/SUS foi instituído pela Constituição Federal de 1988 para atender a saúde como um direito de todos e dever do Estado. A partir de sua criação, toda a população passou a ter direito à saúde universal gratuita, financiada com recurso da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios
.
Esta manifestação faz parte do movimento unificado dos funcionários públicos estaduais que encontram-se em greve, em virtude do desmonte do serviço público proposto pelo Governo do Estado. Entendemos que o pacote apresentado retira direitos conquistados com muita luta ao longo dos anos, penalizando os que ganha menos. Com isso, os serviços públicos ofertado à população como saúde, educação, segurança e outros, não estarão garantidos.
Pela importância e, em virtude do Projeto de Lei apresentado pelo Executivo Estadual, os funcionários continuam paralisados por tempo indeterminado.
Estiveram presentes:
Comitê de Greve da 6ª CRS/SES, CPERS, SINTERGS, SINDISAÚDE, DCE/UPF, AFAGRO, SINDICAIXA, GESP, CMS de Passo Fundo, Sindicato dos Metalúrgicos, CONLUTAS, Servidores do Ministério Público Estadual, Sindicato de Máquinas Agrícolas, e Vereadores de Passo Fundo.
Fotos: Flávia Biondo da Silva







