O orador do Grande Expediente desta segunda-feira (9), da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, foi o vereador Leandro Rosso (Republicanos). No seu último espaço do ano de 2019, o parlamentar falou da parceria com a Agenda 21 e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas,através do Projeto “Gabinete da Leitura”.
Leandro destacou o projeto Gabinete da Leitura como um mais importantes de sua legislatura, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade e empresários que queiram contribuir com a educação e a cultura no município, incentivando a leitura e a doação de livros novos e usados.
Iniciado em setembro de 2017, já foram realizadas 14 edições do evento, com 1.640 livros recebidos pela comunidade e entregues para escolas, entidades e instituições. Mais de 2.600 alunos foram beneficiados neste período. A meta final é ultrapassar as duas mil doações de livros.
A última edição do Gabinete da Leitura desse ano foi realizada através de uma parceria com a Agenda 21 e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), que assim como o Gabinete da Leitura, tem o objetivo de incentivar a leitura e de fazer uma triagem dos livros doados, para que eles possam beneficiar milhares de crianças. Foram doados cerca de 300 livros.
Com o apoio do Gesp, os livros doados serão aproveitados tanto para as escolas, como para os institutos históricos, museus e comunidade, incentivando a leitura. A Agenda 21 mantém a Sala Futura de Passo Fundo, um programa da Fundação Roberto Marinho, através do Canal Futura, que mantém o funcionamento da sala. Esta é a única de todo o país a aliar a educação com o tema Meio Ambiente.
A Agenda 21 nasceu de um pacto internacional chamado Agenda 21 Global, em 1992. A partir daí, os países saíram com a missão de transformar políticas públicas e iniciativas em ações que contribuam com o desenvolvimento sustentável. A ideia é conciliar o desenvolvimento econômico com a proteção do meio ambiente, conservando, preservando e fazendo o uso adequado dos recursos naturais.
Fotos: Cassiane Portella


