• ESCRITÓRIO IBAMA DE PASSO FUNDO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INTERPÔS RECURSO ESPECIAL AO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

  • Voltar
 by 

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região protocolou Recurso Especial em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal, na qual é buscada a condenação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA a “abster-se de adotar medidas, quaisquer que sejam, que impliquem o esvaziamento das atividades da Base Avançada do IBAMA em Passo Fundo, até que esteja demonstrado, em juízo, a realização de estudos técnicos indicativos da inexistência de regressão na proteção socioambiental, ouvidos os órgãos ambientais dos outros entes federados envolvidos”; “assegurar a disponibilidade de bens (viaturas, suprimentos, etc), serviços (vigilância, limpeza e telefonia, p. ex.), recursos humanos (incluída a indicação de responsável pela unidade) e rotinas de trabalho (malote e tramitação eletrônica de documentos, p. ex.) necessários ao fiel desempenho das competências fiscalizatórias cometidas à unidade de Passo Fundo”.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/IBAMA , é a instituição que tem a finalidade de executar as políticas nacionais do Meio Ambiente, no que se refere à preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais, sua fiscalização e controle. Infelizmente, no final do ano de 2017, a Base Avançada do IBAMA em Passo Fundo encerrou oficialmente as suas atividades, deixando descoberto 151 municípios da metade norte do Rio Grande do Sul – sua abrangência. Contrabando e tráfico de animais silvestres, fiscalização no Bioma Mata Atlântica, desmatamento, fiscalização em áreas de mineração, jurisdição das áreas indígenas, entre outros, ficou descoberto pela fiscalização à nível federal.
Mesmo assim, após alguns anos, o Ministério Público Federal, por intermédio da Drª Fernanda Oliveira com o apoio do Ministério Público Estadual, Dr Paulo Cirne, continuam a lutar para que este fato seja revisto, principalmente neste momento de grande dificuldade que as políticas públicas ambientais estão sofrendo. O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP
, foi e continua a ser uma organização que não desiste e continuará a lutar pela reabertura da Base Avançada do IBAMA em Passo Fundo !!!! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *