Pesquisas internacionais já confirmaram nos últimos anos que as abelhas estão morrendo de uma forma muito intensa. Este precioso inseto oferece um serviço inestimável para o nosso planeta. São extremamente importantes para o processo de polinização de frutas e vegetais, base da nossa alimentação, bem como da frágil vida dos ecossistemas da Terra, sendo que algumas espécies já estão em processo de extinção.
No início deste mês, foi postado nas redes sociais, uma filmagem aparecendo milhares de abelhas mortas no interior do município de Harmonia/RS. Preocupado com a situação, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP encaminhou correspondência para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município, solicitando, com urgência, vistoria e investigação no local das mortes das abelhas. Alguns dias após, recebeu resposta, conforme relato :
“Bom Dia :
Agradecemos o contato e aproveitamos para esclarecer que no momento que tivemos ciência do vídeo que estava circulando, fomos imediatamente na propriedade, onde constatamos o fato. Conversamos com o proprietário da terra, coletamos animais para analise laboratorial e fizemos contato com todos os apicultores do município, somando mais de 350 colmeias, e os mesmos nos relataram que não aconteceu nada similar nas suas colmeias.
Então, o problema foi pontual ali nessa propriedade, onde teremos que descobrir o real motivo das mortes…”