Na última reunião ordinária do ano de 2020 , o Conselho Municipal do Meio ambiente/CMMA aprovou, por unanimidade, as propostas apresentadas pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP, determinando concurso público, para abertura do organograma da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, funcionários intitulado Guarda Parques. No município de Passo Fundo, possuímos uma unidade de conservação integral , o Parque Natural Municipal Pinheiro Torto e diversos outros parques urbanos públicos que necessitam de cuidados especiais em virtude da sua importância ambiental, histórica e patrimonial. Para que estes espaços sejam cuidados, nada mais necessário do que pessoas qualificadas e preparadas para zelar para estas importantes áreas de lazer e de preservação do seus ambientes naturais.
A segunda resolução aprovada, refere-se ao Decreto nº 245/2007 o qual “Declarou Bem Integrante do Patrimônio Natural e Paisagístico do Município, para fins de tombamento provisório, o Rio Passo Fundo”, alterando de provisório para permanente.
Após mais de um ano sendo discutidos nas Câmaras Técnicas e na plenária, estas resoluções serão encaminhadas para o Poder Público Municipal para a sua efetivação. O Conselho Municipal do Meio Ambiente/CMMA , além de órgão consultivo, também é deliberativo portanto, espaço importante para as discussões e elaboração de ações e atividades em defesa do meio ambiente e da sociedade civil.