• REUNIÃO SOBRE LINHA DE CUIDADOS DE SOBREPESO E OBESIDADE

  • Voltar

 Foi realizado mais uma audiência para tratar das políticas públicas de atenção à saúde no que diz respeito ao andamento do “Projeto Linha de Cuidados de Sobrepeso e Obesidade” que tramita no Ministério Público Estadua (MPE)l, com acompanhamento da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde de Passo Fundo (6ª CRS/SES), órgão da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Este trabalho iniciou no ano de 2019, após o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP apresentar ofício sobre o assunto.

O problema relacionado a obesidade já é um assunto de saúde pública, tanto no Brasil como no mundo. Esta demanda e as suas ações cabe diretamente ao Sistema Único de Saúde/SUS que deve enfrentar com todos os seus organismos. 
Conforme pesquisas, muitos municípios ainda não possuem profissionais nutricionistas, psicólogos e educadores físicos e outros nas unidades de saúde. Desta forma faz-se necessária à criação da linha de cuidado focando o atendimento de pacientes com sobrepeso e obesidade.
Para fomentar a implantação nos 62 municípios da abrangência da 6ª CRS/SES desta linha de cuidado, o MPE por intermédio da Promotora de Justiça Drª Cristine Cardoso e de funcionários da 6ª CRS/SES, vem desenvolvendo ações, atividades e reuniões para que os gestores públicos estaduais tenham uma atenção maior para os cuidados de pessoas com o sobrepeso e tratamentos nos âmbitos da Atenção Básica e da Atenção Ambulatorial Especializada. A intenção é que todos os municípios possuam os seus planos em vigência e o mais breve possível a implantação da Linha de Cuidado, espera-se que os casos de pacientes de sobrepeso e obesidade diminuam nos municípios, melhorando a condição de saúde da população, evitando complicações com doenças, medicação, procedimentos cirúrgicos e redução de gastos.
Nestas reuniões os procedimentos cirúrgicos (cirurgias bariátricas) também estão sendo abordado em relação as referências hospitalares.

Foto: Dilvar Bicca (MPE), Dr Taibson Silva (6ª CRS/SES), Drª Cristiane Cardoso (Promotora de Justiça/MPE), Jusceli Seidler (6ª CRS/SES) e Paulo Fernando Cornelio (6ª CRS/SES).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *