Com o lema “O SUS QUE TEMOS , O SUS QUE QUEREMOS – A VIDA E A DEMOCRACIA” ocorreu em Passo Fundo, nos dias 24 e 25 de março, a 14ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde/CMS de Passo Fundo, com o apoio de diversas organizações governamentais e não governamentais.
Para esta edição , foi programado quatro eixos :
1 – O SUS que temos. O SUS que queremos;
2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar as vidas;
3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
4 – Amanha será outro dia para todos, todas e todes.
As Conferências de Saúde são espaços de participação popular para a construção de políticas públicas em saúde. As conferências acontecem em todas as esferas de gestão, ou seja, há etapas municipais, estaduais e a etapa nacional na cidade de Brasília entre os dias 2 a 5 de julho.
Para preparar esta importante conferência, foi realizado anteriormente diversas reuniões, abordando vários assuntos relacionados a saúde pública e ambiental, sendo realizadas 14 Pré Conferências nos seguintes locais : Cais Luiza, Cais Fragomeni, Cais Boqueirão, Cais Hípica , Cais Petrópolis, Aldeia Indígena Go-Jur, Aldeia Efrica, Presídio Estadual, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ocupação Vista Alegre, Pré-Conf. Saúde da Mulher – tema: Violência contra a Mulher , PC Meio Ambiente e Agrotóxicos, PC de Saúde Mental e PC Povo Negro e povo de Terreiro.
Nas pré-conferências tiveram 250 pessoas participando e na Conferência mais de 300 pessoas inscritas (relatório on-line).
No dia 25 de março, foi formado seis grupos de trabalhos e diversas propostas foram apresentadas na plenária final, sendo aprovadas, que serão entregues pelos delegados eleitos e serão apresentadas na Conferencia Estadual.
Para maiores informações, entrar em contato com o Conselho Municipal de Saúde.
Fotos : Paulo Fernando Cornelio (Arquivo GESP)





