Com a presença de mais de 200 pessoas, entre estudantes, professores e comunidade em geral, foi lançado no dia 29 de junho no Auditório do SESC, o documentário “JACUÌ O RIO QUE CORREM COM O TEMPO”, uma produção da Tunna Entretenimento Audiovisual.
O documentário baseia-se nos contextos histórico-sociais, cultural e ambiental que margeiam o percurso do Rio Jacuí, de sua nascente a sua foz. O rio passa pelas cidades de Porto Alegre, Triunfo, Rio Pardo, Agudo, Salto do Jacuí e Passo Fundo. O Rio Jacuí tem aproximadamente 800 quilômetros de extensão e sua primeira nascente fica no município de Passo Fundo, próximo da nascente do Rio Passo Fundo. É navegável desde o Rio Guaíba até Cachoeira do Sul, sendo um rio de grande importância para os municípios pelos quais passa, sendo fonte de irrigação para as lavouras, pesca, mineração, geração de energia, lazer, turismo entre outros. Possui um grande potencial ecológico e ambiental para região.
Os objetivos é promover junto à população e instituições a consciência cultural, social e ambiental da importância dos recursos hídricos, enfatizar a conscientização e ações para manter o equilíbrio ambiental, contribuir para a história e geografia, valorizar a produção de documentários voltados aos temas de consciência cultural, social e ambiental e estimular através da preservação ambiental a importância da economia auto-sustentável, valorização ecológica e principalmente o resgate da cultura.
O documentário mostra o desenvolvimento do Rio Grande do Sul através do rio, as modificações econômicas, culturais, ambientais e de povoamento que tiveram o Jacuí como protagonista. A produção traz ainda um apelo histórico e ambiental, com depoimentos de historiadores, descendentes de imigrantes, ecologistas e indígenas que vivenciaram as transformações pelas quais o rio passou e continua passando.
Antes do início do documentário, foi realizado uma uma apresentação pela Bióloga Flávia Biondo da Silva e o Geógrafo Paulo Fernando Cornelio, integrantes do GESP, onde foi discorrido a importância do Rio Jacuí para Passo Fundo e o estado do Rio Grande do Sul, com as experiências do Projeto Navegar II. Logo após a exibição do documentário, foi realizado um debate com dois alunos representantes de cada escola que apresentaram as suas percepções dos assuntos apresentados.
Este evento foi o momento de finalização das atividades do mês do Meio Ambiente, organizada pelo Fórum da Agenda 21 de Passo Fundo, Coordenado por Ademar Marques.
Adradecemos o SESC pela parceria na exibição, com a participação do agente cultural Edimar Rezende e a 7ª CRE pelo apoio junto as escolas, através da Profa. Sandra Tumeleiro, que abriram o evento. As escolas que participaram com alunos: Escolas Estaduais Protásio Alves, Arc o Verde e Fagundes dos Reis e o Instituto Estadual Cecy Leite Costa.
“JACUÌ O RIO QUE CORREM COM O TEMPO”
Realização : Tunna Entretenimento Audiovisual
Roteiro e Direção : Pedro Zimmermann
Produção Executiva : Luiz Carlos Motta
Direção de Produção : Carmen Bauer Curval
Apoio institucional: Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas – GESP e Fórum Agenda 21 Passo Fundo
Fotos Paulo Fernando Cornelio
…




