Proteja as florestas, garanta a nossa vida no Planeta
Por Flávia Biondo da Silva, bióloga, educadora e presidente do GESP
Foto: Rhaíssa Biondo da Silva
O ser humano modificou drasticamente os ambientes naturais, descaracterizando as florestas e seus ecossistemas. As ações antrópicas alteraram a paisagem natural, onde, hoje se encontram cidades, lavouras, indústrias, pecuária, rodovias, plantios de florestas exóticas, entre outras atividades humanas, antes eram grandes áreas cobertas por vegetação nativa que foram ao longo do tempo diminuídas e fragmentadas. Nos poucos fragmentos que restam, as espécies da flora que persistem caracterizam regiões, que são influenciadas pela altitude, pelo clima, pela umidade, pelo tipo de solo e pela influência dos ventos. As maiores áreas de florestas nativas que restam estão garantidas por área protegidas por lei como unidades de conservação e territórios indígenas.
Conhecemos as florestas originais do lugar onde vivemos?
A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu em 2012 o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, com o objetivo aumentar a consciência sobre a importância de todos os tipos de florestas.
Em cada Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades que envolvam florestas e árvores. Em 2024, foi elencado o tema Florestas e inovação: novas soluções para um mundo melhor.
As principais ideias da campanha deste ano são: os sistemas de monitoramento florestal que existem para monitorar e informar sobre as florestas; as inovações tecnológicas, como os drones, que são precisas na luta contra incêndios e perda de florestas; o mapeamento e a proteção de terras ancestrais que podem conservar sua biodiversidade; e os produtos florestais que ajudam a criar alternativas para materiais, como aço, plásticos e fibras sintéticas.
O que seu município está fazendo pelas florestas?
O que são florestas?
Para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), floresta é uma “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar esses parâmetros em ambiente natural.” E, para o Ministério do Meio Ambiente denomina-se “floresta” qualquer vegetação que apresente predominância de indivíduos lenhosos, onde as copas das árvores se tocam formando um dossel.
As florestas são também consideradas, o habitat de vários seres vivos, sendo responsáveis por abrigar uma grande biodiversidade. De acordo com a FAO, elas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo.
Qual a importância das florestas?
Além de ser importantes para a manutenção da biodiversidade vegetal e animal que abrigam, as florestas contribuem diretamente para a regulação do clima, estoque de carbono, absorvendo o gás carbônico da atmosfera e o utilizando para seu crescimento. Mas, quando são destruídas emitem o gás carbônico, contribuindo assim para as mudanças climáticas. Localmente, a destruição da cobertura florestal causa redução da umidade, impactando no regime de chuvas.
Nas bacias hidrográficas, as florestas protegem as águas, onde contribuem no controle da erosão e evitam que uma grande quantidade de sedimentos chegue até a água.
As florestas também são fonte de alimentos, medicamentos e matérias-primas. De acordo com a FAO, mais de um bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas para alimentação, abrigo, energia e renda.
Enquanto elencamos muitos benefícios das florestas para a preservação da vida no Planeta, por outro lado, a destruição das florestas continua com enormes prejuízos à biodiversidade e ao ser humano.
O que fazer para diminuir a destruição das florestas?
Sigam nossas redes sociais @gesp.sentinela no Instagram e @Gesp Sentinela dos Pampas no facebook
