• Uirapuru Ecologia: apoiar a causa indígena é apoiar também a preservação ambiental

  • Voltar

Por Mateus Miotto
Fonte: https://rduirapuru.com.br/uirapuru-ecologia-apoiar-a-causa-indigena-e-apoiar-tambem-a-preservacao-ambiental/

Durante a última semana ocorreu uma série de atividade especiais voltadas aos povos indígenas ou os chamados povos originários, uma vez que estavam aqui muito antes da chegada do homem branco. O tema indígena e o meio ambiente foram destaque na programação da Uirapuru no programa Uirapuru Ecologia do último sábado.

Participaram do programa o professor Mário Vernes, integrante do grupo ecológico Sentinela dos Pampas-GESP, além da jornalista Fabiana Beltrami e da professora Jaqueline Ahlert, que atua na pós graduação de História da UPF . Na última semana foi criado o Fórum em Defesa dos Povos Originários de Passo Fundo.

O professor Mário Vernes disse que o fórum chega para levar ao conhecimento da população a resistência de um povo através de séculos de ataques ao seu modo de vida e pessoas. Destacou que o indígena tem a terra como principal mantenedora da vida, sendo sagrada e como tal precisa ser respeitada. Entidades que apoiam a luta indígena apoiam também a preservação ambiental.

A jornalista Fabiana Beltrami, que faz parte também da UPF, disse que a instituição mantém projetos que buscam atrair os indígenas para o universo educacional da universidade. A proximidade com os indígenas traz entendimento e a reflexão de que a sociedade está atrasada frente a eles quando se fala em preservação ambiental.

A Professora Jaqueline Ahlert explicou que a UPF está engajada com a história indígena e com a situação atual. Disse que os primórdios da ocupação de Passo Fundo, como povoamento não indígena, remonta a 200 anos. No entanto, por desconhecimento as pessoas deixam passar o fato de que na região de Passo Fundo teve a presença de indígenas a pelo menos 1400 anos, manipulando o meio ambiente e preservando a natureza.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *