• Uirapuru Ecologia debate a ligação do Budismo com a natureza

  • Voltar

Por Zulmara Colussi
https://rduirapuru.com.br/uirapuru-ecologia-debate-a-ligacao-do-budismo-com-a-natureza/

A relação do Budismo com a natureza foi o tema do Programa Uirapuru Ecologia, de sábado, que teve como convidados os monges Daniel Confortin e Mário Vernes. O Budismo possui uma relação profunda e intrínseca com a natureza, refletida em seus ensinamentos e práticas. A filosofia budista enfatiza a interconexão de todas as formas de vida e o respeito pelo meio ambiente, com a ideia central de que tudo está interligado.

Conforme o monge Daniel, a ligação com a natureza para o Budismo não é um conceito tratado como algo externo. Ou seja, a pessoa e o ambiente não são separados. Segundo ele, a figura do Buda passa por um processo de técnicas de meditação até atingir algo que se chama iluminação ou esclarecimento pleno da realidade. Este fato é basicamente o reconhecimento da interdependência de todas as coisas, onde todos os fenômenos surgem em dependência de causas e condições. Isso inclui a relação entre seres humanos e a natureza, sugerindo que o bem-estar de um está intimamente ligado ao do outro.

O monge Mário frisou ainda que todos os seres estão interligados, sejam eles animais, a flora ou os minerais. Ou seja, são diferenças complementares. O movimento budista contemporâneo frequentemente inclui a ecologia profunda e a ação ambiental, promovendo a proteção do meio ambiente como uma extensão da prática espiritual.

Foto: https://rduirapuru.com.br/uirapuru-ecologia-debate-a-ligacao-do-budismo-com-a-natureza/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *