• Dia do Voluntariado – 05 de Dezembro – Seja um Gespiano

  • Voltar
 by 



Por Flávia Biondo da Silva – bióloga, educadora e ativista do GESP

O Dia do Voluntariado, celebrado em 5 de dezembro, é uma data dedicada a reconhecer e agradecer o trabalho de milhões de voluntários ao redor do mundo que dedicam seu tempo, energia e habilidades para transformar realidades e construir um mundo melhor. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985, a data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do voluntariado e incentivar mais pessoas a se envolverem em ações sociais.

O Dia do Voluntariado é mais do que uma comemoração; é um convite à ação. Em um mundo cheio de desafios, cada gesto solidário faz diferença. Seja através de grandes ações ou pequenos gestos diários, todos podemos contribuir para transformar a realidade de quem precisa.

Neste 5 de dezembro, celebre o poder do altruísmo e considere a possibilidade de se tornar um agente de mudança. Afinal, a soma de esforços individuais pode transformar o mundo.

Ser voluntário em uma organização não governamental (ONG) ecológica é uma experiência enriquecedora que une a paixão por cuidar do meio ambiente à vontade de contribuir ativamente para um mundo mais sustentável, e ainda, de se tornar um cidadão político na participação dos espaços democráticos. Esse tipo de trabalho voluntário permite que você desempenhe um papel direto na preservação da natureza, no enfrentamento de problemas ambientais, como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas e na construção de políticas públicas de defesa da vida.

Como ser um voluntário?

Escolha uma ONG alinhada com seus valores: Pesquise organizações que trabalham com causas que ressoem com você, como reflorestamento, proteção da fauna, reciclagem ou educação ambiental.

Disponibilidade e Compromisso: Avalie quanto tempo pode dedicar e em que áreas gostaria de atuar. As ONGs geralmente têm diferentes projetos que atendem a variados níveis de habilidade e tempo disponível.

Participe de Treinamentos: Algumas ONGs oferecem capacitações para preparar voluntários. Esses treinamentos ensinam sobre práticas sustentáveis e a melhor forma de agir nas ações propostas.

Crie Redes: Conectar-se com outros voluntários e profissionais pode abrir portas para novas oportunidades e fortalecer o impacto de suas ações.

Seja um Gespiano, participe das reuniões nas quartas-feiras, às 18h30min na sede no Espaço Roseli Doleski Pretto, acompanhe nosso site www.sentineladospampas.eco.br e siga nossas redes @gesp.sentinela. Engaje-se!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *