O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP) iniciou oficialmente neste sábado, 15 de fevereiro de 2025 o Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS), do Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal. O AgPopSUS é voltado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a valorização de práticas tradicionais e populares de cuidado, da comunicação popular e da educação popular em saúde, tem como compromisso a formação de uma rede nacional de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde.
O curso acontecerá na sede do GESP, de fevereiro a julho, com aulas aos sábados, uma vez por mês e atividades complementares nos territórios. Participam alunos dos territórios indígenas e convidados. São apoiadores do GESP para a realização dessa formação, o Fórum da Agenda 21/Sala Futura, a Aldeia Goj-Júr, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, a Associação Passofundense de Cegos (Apace) e Universidade Federal da Fronteira Sul. Sábado, às 11h, foi realizada a abertura oficial com convidados, marcando o início do curso. Estiveram presentes os apoiadores, representantes da Universidade de Passo Fundo, da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo e do Conselho Municipal de Saúde, representantes também das Aldeia Fág Nor e Nãn Gá, os alunos e integrantes do GESP. De forma online, acompanhou a abertura oficial Ivone Oliveira, representante da Coordenação Estadual do Programa.
O curso aconteceu nos turnos manhã e tarde com uma programação intensa e a participação ativa dos alunos. Segue imagens das atividades e ações do dia.











