• Uirapuru Ecologia: poluir águas em Passo Fundo impacta milhões de pessoas no Estado

  • Voltar

 Em tempos de seca que assola o Rio Grande do Sul, aliada a um calor que bate recorde, os olhos da sociedade se voltam também para a questão envolvendo as águas.  Há vários registros de ouvintes com córregos, sangas e riachos mostrando baixo nível de água através dos anos e em especial neste verão. Em paralelo a isso, as atenções também se voltam para as comunidades do interior e para as reservas da Corsan, que hoje capta água em dois locais na cidade.  O assunto foi debatido no programa Uirapuru Ecologia, do último sábado.  O programa teve a apresentação do jornalista Ivaldino Tasca e a participação do Geógrafo Paulo Cornélio, do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas.

Paulo primeiro fez um relato histórico de como eram as fontes de água da cidade há 100 anos, 70, e de uma forma mais recente.  Neste relato foi possível perceber que a falta de planejamento daquela época acabou por eliminar grande parte destas fontes, especialmente dentro do perímetro urbano.  Já no cenário atual, Paulo Cornélio lembrou do papel de Passo Fundo nas águas do Estado. A cidade está a 700 metros acima do nível do mar e é aqui que nascem as águas que abastecem 61% dos municípios do Estado. Isso impacta 302 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Poluir as águas em Passo Fundo traz problemas para a maior parte das cidades gaúchas.  Isso porque toda a água gerada aqui flui para estes pontos e até o mar. Os banhados são os grandes filtros ao longo deste percurso, no entanto é preciso ter consciência da preservação aqui, em nossa cidade.

Passo Fundo está em uma região privilegiada, sendo que dentro do território do município há quatro bacias hidrográficas.  O grande berço das águas está localizado na divisa com Mato Castelhano.  Temos ali as nascentes do Rio Passo Fundo, Alto Jacuí, Taquarí/Antas e em outro extremo o Rio da Várzea. Tudo isso exige responsabilidade de Passo Fundo, reforçou Paulo Cornélio.

Foto: Arquivo Rádio Uirapuru

Fonte: https://rduirapuru.com.br/meio-ambiente/uirapuru-ecologia-poluir-aguas-em-passo-fundo-impacta-milhoes-de-pessoas-no-estado/


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *