A Casa Dipp faz parte do nosso inventário de prédios tombados como patrimônio histórico de Passo Fundo. No mês de dezembro, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP recebeu diversas denúncias relatando sobre obras irregulares neste importante prédio histórico. Imediatamente realizamos vistorias no local e providenciamos O levantamento fotográfico e coleta de informações. A casa de alvenaria e parte de madeira já apresenta alterações muito significativas, onde foi retirada duas janelas laterais, madeiramento externo e interno, foram desfeitas as paredes de material, todos elementos originais deste importante exemplar do século XIX. Conforma legislação municipal, este prédio arquitetônico está legalizado com bem tombado:
Decreto/Lei nº 89/2007: DECLARA BEM INTEGRANTE DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DO MUNICÍPIO, PARA FINS DE TOMBAMENTO PROVISÓRIO, A EDIFICAÇÃO, LOCALIZADO NA AV. BRASIL, Nº 83, CONHECIDA COMO “CASA DIPP”.
No seu parágrafo Único: As características arquitetônicas, volumetria e fachadas, bem como a sua integridade externa, da edificação acima descrita, devem ser preservadas, observando o seu aspecto original e a lei nº 2.997/95.
Esta edificação importante e única no cenário urbano de Passo Fundo, caracteriza-se em estilo colonial bem representativas das casas construídas no final do século XIX, ainda na época que os tropeiros passavam pelo local. A memória é a essência de um povo e o patrimônio material é a sua representação, devemos aproveitar melhor a história para engrandecer os empreendimentos não diminuí-los diante dos esforços dos que tentam manter a identidade de um povo. O futuro harmonizado com o passado traz, também, maior valor econômico à cidade, quando se sabe empreender valorizando os dois momentos no presente.
O GESP protocolou correspondências na 1ª Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público Estadual e Secretaria Municipal de Cultura de Passo Fundo, solicitando a suspenção imediata das obras, bem como, solicitando informações sobre as autorizações e o andamento desta grave situação. Estaremos acompanhado esta situação e exigiremos o processo restaurativo com os seus elementos originais.

