No dia 25 de setembro do ano de 2020 , foi realizado um ato em homenagem às vítimas da COVID 19 em Passo Fundo, com o plantio de 150 mudas de árvores nativas representando as pessoas que vieram a óbito, naquele momento, por esta terrível moléstia, atividade esta relacionada ao dia 21 de setembro Dia da Árvore, data importante no calendário ambiental que representa esperança.
A atividade foi organizada pelo Comitê Popular por Saúde, Democracia e Direitos Humanos, juntamente com o Fórum Local da Agenda 21 de Passo Fundo, Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, com o apoio do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP e Secretaria Municipal do Meio Ambiente/SMAM. O local escolhido foi no Parque Natural Municipal Pinheiro Torto e na Ocupação Valinhos II.
Com a intenção de solidificar e garantir este importante espaço para a sociedade , o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas, Instituto Ambiental Passo Fundo, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, apresentaram uma Resolução no Conselho Municipal do Meio Ambiente/CMMA, solicitando a legalização da área e recursos financeiros para a estrutura física para cercar e garantir este significativo e importante espaço público – uma Praça Municipal. Por unanimidade, a proposta foi aprovada e será encaminhado para o Poder Executivo sancionar.
