• A GRAVE SITUAÇÃO DA CINEMATECA NACIONAL

  • Voltar
 
A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira. Tem o maior acervo da América do Sul, formado por cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros. Está localizada na cidade de São Paulo em um prédio histórico e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp. 
Recentemente foi noticiado nos meios de comunicações a situação delicada que esta importante instituição está passando. Empresas contratadas para resguardar o acervo, está em processo de rescisão de contrato e este material poderá ser danificado e perdido. Além deste problema, os funcionários não recebem os seus salários desde o mês de abril deste ano, agravando ainda mais a situação. 
A Cinemateca é o retrato mais lamentável que vem se mostrando do atual Governo Federal, que não possui ações de cuidados e preservação em relação às políticas públicas do nosso patrimônio cultural brasileiro. 
O Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas/GESP, encaminhou correspondência para a Câmara dos Deputados e Senado Federal em Brasília, solicitando manifestação da classe política para procurar ações e sugestões para resolver esta situação que envolve o nosso acervo do cinema brasileiro latino e internacional, que possui elementos importantes da nossa história. O GESP recomenda que você que está lendo esta notícia, também se manifeste !!!
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *