• ATIVIDADES NA SEMANA DA BIODIVERSIDADE

  • Voltar

Em referência ao Dia Internacional da Biodiversidade – 22 de maio – o GESP acompanhou várias atividades realizadas por militantes, simpatizantes e colaboradores, na Semana da Biodiversidade.
Em 20 de maio participou da Semana da Biodiversidade da Unidade da Uergs em Erechim, da qual o Prof. Dr. Paulo Brack – Prof. do Departamento de Botânica da UFRGS e Coordenador da ONG INGÁ/Apedema/RS, fez a palestra de abertura. Evento promovido pela disciplina Produção Textual da Profa. Ana Carolina Martins Silva do Curso de Gestão Ambiental da UERGS. O encontro pelo  Google Meet dialogou sobre a importância da biodiversidade e a atual situação do meio ambiente no estado e no Brasil.  Assista essa atividade no link https://youtu.be/rvUgFeodqno .
No dia 21 de maio, o GESP participou da primeira reunião online da Assembleia Permanente de Entidades em Dedesa do Meio Ambiente – Apedema/RS, para o fortalecimento do Movimento Ecológico Gaúcho.
No dia 22 de maio, ao vivo, o Professor Antonio Carlos Rodrigues Rodrigues, Presidente da Associação Socioambiental Amigos do Seival (ASAS), falou sobre os objetivos do ASAS, na defesa da biodiversidade do Rio Grande do Sul. Um projeto que está construindo a réplica do seival de Joseph Garibaldi, que percorrerá as águas do Rio Grande do Sul, realizando educação ambiental nas comunidades ribeirinhas.
Também, no dia 22, o colaborador do GESP Juliano Gonçalves Garcez, defendeu a dissertação “Educaçao Ambiental no Estado de Santa Catarina: um caminho para a efetivação do Estado de Direito do Ambiente”, pelo Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta, sob a Orientação da Dra. Cláudia Maria Prudêncio de Mera e do Dr. Domingos Benedetti Rodrigues e a avaliação, como banca, de Dra. Denise Tatiane Girardon dos Santos, Dr. Joao Fernando Zamberlan, Dra. Rose Mary Gerber. Juliano, tornou-se o mais novo Mestre em plena Pandemia Coronavírus e defendendo, cientificamente, umas das áreas mais desconsiderada nos últimos tempos, mas que será uma das mais necessárias no Pós-Pandemia, pois mundialmente, se apresentam propostas de um novo olhar para a área ambiental.
O Mestre Juliano defendeu uma análise das políticas, planos e programas de Educação Ambiental do Brasil e de Santa Catarina, que possibilitará traçar nova trajetória para o futuro dessa área.
Uma Semana da Biodiversidade de esperança e prespectivas para a área ambiental, que trouxe fundamento e fortalecimento a uma caminhada de muitos desafios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *