TRIBUNA POPULAR
REALIZADO BALANÇO SOBRE A SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

Nesta segunda-feira (30) foi realizada a Tribuna Popular, um espaço que antecede a Sessão Plenária Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores. Por solicitação do vereador Gleison Consalter (PSB), o secretário executivo da Agenda 21 de Passo Fundo e integrante do Fórum de Mobilidade Urbana e Educação, Ademar de Oliveira Marques, usou o tempo para fazer um balanço sobre a Semana Nacional do Trânsito. Ela foi realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.
A semana serve para a tomada de consciência e para repensar ações e políticas públicas que possam minimizar o trânsito violento do nosso país que faz 40 mil vítimas por ano, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
A semana foi promovida pela equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança Pública. A ação contou com o auxílio de parceiros como a Universidade de Passo Fundo (UPF), através do Programa ‘UniverCidade Educadora e Inteligente’, Sest/Senat, Polícia Rodoviária Federal, Apace, Agenda 21, Coleurb e os CFCs Autotec, Janaína, Via Certa e Planalto, com apoio do Hemopasso e Grupo de Mães Renascer.
Ademar lembrou que o Fórum é permanente e tem contribuído para a construção do Plano de Mobilidade Urbana, que foi entregue ao Executivo com várias sugestões de mudanças. Elas citam desde questões relacionadas às calçadas à acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida. “A cidade não é só dos veículos, ela existe para as pessoas e este plano foi construído pensando nas pessoas. Esta Casa vai ter a oportunidade de votar o novo Plano Diretor do Município, no qual vão estar todas essas indicações para tornar Passo fundo uma cidade mais inteligente e sustentável”, argumentou.
O ambientalista aproveitou ainda para pedir o apoio dos vereadores na aprovação das alterações. “O cidadão não aceita mais líderes políticos que não estejam comprometidos com uma política séria que integre cada vez mais a sociedade dentro de uma plataforma que podemos chamar de sustentabilidade”, enfatizou Ademar.
Foto: Comunicação Social/Câmara Municipal