• Educadores ambientais participam de encontros de formação

  • Voltar
 by 
Foto: URI/ERECHIM/DIVULGAÇÃO/CIDADES
 
Representantes de várias instituições da região, que fazem parte do Projeto Coletivo Educador do Alto Uruguai, têm se reunido para tratar da gestão de resíduos sólidos. O primeiro encontro ocorreu no dia 9 de agosto. Na ocasião, o Coletivo Educador, juntamente com o curso de Ciências Biológicas da URI, promoveu a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais. Participaram da atividade 130 profissionais das áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente e Extensão Rural de 32 municípios da região do Alto Uruguai gaúcho. 
Nesta primeira etapa, aconteceram discussões sobre conservação e tratamento da água. Dentro dessa perspectiva, foram abordados os seguintes temas: bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão ambiental, com o professor Vanderlei Secretti Decian, da URI; bioindicadores e qualidade da água, com a professora Rozane Maria Restello, também da URI; avaliação da qualidade da água na região do Alto Uruguai gaúcho, com a bióloga Cláudia Zanchett, da 11ª Coordenadoria Regionais de Saúde (CRS); e proteção de recursos hídricos e tratamento da água no meio rural e nas cidades, com Claudir Luiz Alves, da Corsan, engenheiro químico industrial Jean Carlos Merg e Fernanda Angonese, da Emater regional Erechim. 

No primeiro dia da formação, também foi apresentado o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e o diagnóstico inicial que está servindo de subsídio para a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica Apuaê-Inhandava, pelos presidentes dos Comitês de Bacia, Claudir Alves e Vanderlei Decian. A atividade gerou grandes discussões sobre a qualidade da água nos municípios da região. O segundo encontro da formação aconteceu na última quarta-feira, dia 24 de agosto, na URI. 
O curso de formação de educadores ambientais é realizado em parceria com o Pelotão Ambiental de Erechim (Patram); 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS); Emater; Corsan; e Comitês das Bacias Hidrográficas Apuaê-Inhandava e Rio Passo Fundo.
Via: Jornal do Comércio
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *