• Mobilização em defesa das Áreas Prioritárias para a Biodiversidade

  • Voltar
 by 
Manifesto encaminhado ao governo federal cobra o cumprimento de Portaria n.9 de 23 de janeiro de 2007 e denuncia que 62% das hidrelétricas estão sendo construídas nestas áreas
Por EcoAgência
Passados nove anos da edição da Portaria n. 9 de 23 de janeiro de 2007 que definiu o Mapa das Áreas Prioritárias para a Biodiversidade (APBio) com poucos resultados colhidos, 37 organizações defensoras do meio ambiente e 23 pesquisadores da biodiversidade brasileira assinam o “Manifesto em defesa das áreas prioritárias para a Biodiversidade” encaminhado hoje (23) ao governo federal. Além de cobrar o cumprimento das políticas públicas previstas na Portaria, denunciam que os projetos de desenvolvimento econômico implementados estão ignorando a existência da mesma.

“Em estudo recente realizado vimos que 62% das hidrelétricas estão sendo construídas nestas áreas e que 25% do total dos projetos incidem justamente sobre as áreas consideradas de Extrema Importância. Outro agravante é que outras atividades, em especial as agropecuárias que representam conversão total de ecossistemas nos biomas brasileiros, estão se expandindo de forma descontrolada também nas APBios. Isso denota a total desconsideração com a sociobiodiversidade brasileira, resultando em ameaça às funções ecossistêmicas das quais todos nós dependemos, com destaque à Água”, afirmam.
O grupo aguarda uma resposta do governo assim como dos demais poderes de Estado devido a gravidade da situação e a imediata necessidade de haver a reavaliação dos conflitos entre as políticas públicas que afetam a sociobiodiversidade do país.

 

EcoAgência

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *