Caminhada da Cidadania pelo Meio Ambiente “Abraço ao Parque da Vergueiro e à Feira Ecológica” foi realizada no sábado (06)
A Caminhada da Cidadania pelo Meio Ambiente na manhã de sábado (06) promoveu um abraço simbólico para comemorar uma luta de mais de 30 anos pelas entidades ambientalistas de Passo Fundo: a revitalização do Banhado da Vergueiro, que é uma Área de Preservação Permanente (APP). Além disso, os participantes da atividade abraçaram a Feira Ecológica, que acontece todos os sábados em frente ao Sindicato Rural e comercializa produtos sem agrotóxicos.
Estudantes, professores, ambientalistas, representantes de associações e do poder público, além da comunidade em geral participaram da caminhada, que foi uma das atividades que encerrou a Semana do Meio Ambiente. Conforme o integrante da secretaria executiva da Agenda 21, Ademar Marques, a revitalização do banhado da Vergueiro, que é uma das principais áreas de preservação de espécies de fauna e flora localizado na região central da cidade, é uma conquista importante. “Os grupos de ambientalistas lutam há mais de 30 anos para que essa área seja preservada. Este abraço é simbólico, mas significa conquistas e também a responsabilidade de pensar no desenvolvimento sustentável com a preservação das nossas nascentes, rios, florestas e solos. Queremos chamar a atenção para a importância de cuidar”, destacou Marques.
Neste momento, a Prefeitura de Passo Fundo realiza a 1ª etapa de revitalização do Parque Ambiental do Banhado da Vergueiro. Na primeira etapa da obra, está sendo feita a estruturação das vias de acesso ao parque (ruas internas e entorno), que permitirá o controle e a limpeza das áreas lindeiras, além de viabilizar o acesso aos bairros Fátima, Annes e Vera Cruz. As vias deverão receber limitadores de altura, a fim de permitir somente o fluxo de veículos leves e de pequeno porte. A Prefeitura de Passo Fundo implantará, após a conclusão da revitalização, programas de educação ambiental e visitação, instalação de brinquedos para as crianças, trilhas e passarelas sob o banhado para preservação integral das nascentes.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, salientou que o Parque da Vergueiro será um parque de preservação. “Terá equipamentos de convívio, mas será de preservação. Este abraço demonstra a importância ambiental do local para a sociedade. A revitalização era uma reivindicação antiga e a Prefeitura está concretizando esta obra”, disse Astolfi.
Representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) também estiveram presentes na atividade. A Feira Ecológica também recebeu um abraço simbólico. “Temos uma agricultura que utiliza muito agrotóxico. Cada habitante consome em média cinco litros de agrotóxico por ano. É preocupante. A Feira Ecológica de Passo Fundo não produz alimentos com agrotóxico e merece todo o reconhecimento”, enfatizou o presidente do Comitê do Rio Passo Fundo, Claudir Alves.
Com o tema “Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consuma com Cuidado”, várias atividades foram realizadas na semana para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (1º de junho). As ações envolveram temáticas atuais e questões de educação ambiental. A iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, e a Agenda 21, com apoio de diversas entidades.
Outras atividades
No sábado e no domingo também aconteceu a exibição de documentários Compata, na Sala Futura Meio Ambiente (sede do Gesp). No domingo (07), foi realizado o evento Canicross, na Praça Marechal Floriano. Neste mesmo dia, durante manhã, tarde e noite, igrejas, centros e comunidades religiosas trataram do tema “Espiritualidade e Meio Ambiente”.
Via: O Nacional
