• 17 de maio – Dia Mundial da Reciclagem, vamos refletir sobre o processo de coleta e destino dos resíduos sólidos em Passo Fundo?

  • Voltar

@gesp.sentinela

O Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), e busca estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.

A reciclagem é uma forma de dar um novo uso aos materiais que utilizamos no dia a dia e descartamos como resíduo, como papel, plástico, vidro e metal. Em vez de descartá-los no lixo comum, podemos separá-los e encaminhá-los para reciclagem, permitindo que sejam transformados em novos produtos.

A reciclagem é responsabilidade de todos. 

As PESSOAS podem fazer a sua parte separando corretamente os resíduos em casa, no trabalho e nos espaços públicos. Pequenas ações, como usar sacolas reutilizáveis, optar por produtos com embalagens recicláveis e incentivar práticas sustentáveis, fazem toda a diferença. 

As EMPRESAS podem reduzir embalagens, usar design para facilitar a reciclagem, implementar coleta seletiva, priorizar materiais reciclados, educar funcionários e clientes, e estabelecer parcerias com recicladoras. 

E os GOVERNOS podem criar legislação e incentivos fiscais, investir em infraestrutura de reciclagem, promover campanhas de conscientização, regular embalagens, expandir programas de coleta seletiva, e desenvolver parcerias público-privadas para iniciativas de reciclagem.

Ao reciclarmos, estamos contribuindo para a preservação dos recursos naturais, reduzindo a poluição e o acúmulo de resíduos no meio ambiente, economizando energia e, consequentemente, colaborando no controle das mudanças climáticas.

Vamos refletir sobre o processo de coleta e destino dos resíduos sólidos em Passo Fundo? Para acontecer adequadamente a reciclagem dos resíduos sólidos toda a cadeia de reciclagem deve estar sintonizada.
Você separa o lixo que produz?
Você sabe como funciona a coleta seletiva em Passo Fundo?
Você sabe para onde vai o lixo a partir do container e da coleta pelos caminhões?
Você sabe se o lixo passa por cooperativa ou se vai direto para o aterro?
Como podemos evoluir na coleta seletiva e no destino dos resíduos sólidos em Passo Fundo?
Deixe nos comentários a suas dúvidas e sugestão, o GESP responderá nas próximas publicações.
Acompanhe nossas redes sociais @gesp.sentinela
Por Flávia Biondo da Siva, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestra em Educação e Ecologista Presidente do GESP
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *