📅 Dia Nacional do Pau-Brasil – 3 de Maio

Uma árvore que deu nome a um país. Um símbolo de história e preservação.

No dia 3 de maio celebramos o Dia Nacional do Pau-Brasil, data dedicada à valorização de uma das árvores mais simbólicas da história nacional. O pau-brasil (Paubrasilia echinata), nativo da Mata Atlântica, foi a primeira grande riqueza explorada pelos colonizadores portugueses a partir de 1500. Sua madeira avermelhada e o pigmento extraído da seiva eram altamente valorizados na Europa, utilizados na fabricação de corantes e móveis nobres.

Tão importante foi essa árvore que o país acabou por receber seu nome: Brasil, numa referência à cor de “brasa” da madeira. Durante séculos, a extração predatória do pau-brasil levou a espécie ao risco de extinção.

Hoje, o pau-brasil é símbolo não apenas da nossa história colonial, mas também da urgência de preservação ambiental. Está protegido por lei e é foco de iniciativas de reflorestamento e educação ambiental.

Celebrar o Dia Nacional do Pau-Brasil é reconhecer nossa história, refletir sobre o uso responsável dos recursos naturais e reafirmar o compromisso com a biodiversidade brasileira.

🌱 Classificação Hierárquica:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)

Classe: Magnoliopsida (Dicotiledonae)

Ordem: Fabales

Família: Fabaceae (Leguminosae)

Subfamília: Caesalpinioideae

Gênero: Paubrasilia

Espécie: Paubrasilia echinata 

Por Flávia Biondo da Silva, formada em Ciências Biológicas (L/B), mestre em Educação e presidente do GESP
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *