• Projeto Navegar II: Quarta expedição pelo Rio Jacuí

  • Voltar
 by 
      Barragem de Ernestina foi o local desta quarta etapa do
 “Projeto Navegar: Velejando pelas águas do Jacuí”. 

                           

Participaram desta quarta etapa, no dia 16 de novembro, integrantes do Grupo Ecológico Sentinela do Pampas, alunos e professores das escolas: Cecy Leite Costa, Fagundes dos Reis e Wolmar Salton de Passo Fundo; Raimundo Correa de Ernestina; Nicolau Vergueiro de Nicolau Vergueiro e o Grupo Desbravadores Sentinela do Planalto. 




Os trabalhos foram desenvolvidos com três grupos e com três barcos. Um grupo realizou passeios de navegação nas proximidades da Prainha de Ernestina, com a comunidade local. Dois deles, realizaram estudos de geografia, biologia e ecologia, observando as características do local, tais como: mata ciliar, áreas de cultivo, poluição hídrica, assoreamento, importância das plantas aquáticas, paisagens naturais, fauna e flora, entre outros, os quais foram debatidos com os alunos ao final da atividade de navegação.


                           

Um grupo percorreu a margem esquerda e o outro a direita, num total de 20 km, velejando dentro do lago (Barragem de Ernestina). 

                           

Foi observado que em algumas áreas, existem mata ciliar e maciços florestais significativos e importantes, com árvores de pequeno, médio e grande porte, apresentando inclusive, araucárias. 

                             


Em outros locais, as margens mostraram-se bastante impactadas, com erosão atingindo inclusive o espelho d’água. Atividades de cultivo e pecuária também foram encontrados nestes locais, bem como, presença lixo doméstico e o avanço de construção de residências. Constatou-se também que vem aumentando significativamente as construção de casas e atividades de recreação e lazer sem controle, 
às margens da Barragem, não respeitando a legislação.


                            
Ao final da expedição, uma belo banho nas águas do Jacuí.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *