• Sábado tem caminhada pelo Meio Ambiente

  • Voltar
 by 

Concentração acontece às 9h, na Praça da Mãe. Caminhada será em direção ao Parque da Gare

Sábado tem caminhada pelo Meio Ambiente

A Caminhada da Cidadania pelo Meio Ambiente é uma das principais atividades da Semana do Meio Ambiente de Passo Fundo. O evento contará com teatro, dança e poesia sobre o meio ambiente. Será no sábado (07), a partir das 9h. A saída está prevista para às 10h em direção ao Parque da Gare, onde acontecerá um abraço simbólico em prol da revitalização do parque. Caso chover, o evento será transferido para o outro sábado. 
A ação é uma forma de incentivar a preservação do meio ambiente. De acordo com o presidente da Amac, José Rodrigo Santos, é uma maneira de criar uma cultura de educação ambiental e incentivar a participação da comunidade. “Todos os anos será feito esse tipo de evento para as pessoas verem que tem gente que luta pelo meio ambiente”, destacou o presidente da Amac.

A estimativa é que cerca de mil pessoas participem da caminhada que culminará com um abraço simbólico no Parque da Gare, como forma de enfatizar a importância da revitalização desse espaço. O evento já tem a presença confirmada da Patram, da Smam, da Agenda 21, do Gesp, do Sesc, de alunos do Colégio Tiradentes e de outros estudantes. O evento é aberto para toda a comunidade.

As atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado no dia 5 de junho foram realizadas durante toda a semana e encerram no dia 8 de junho. As ações contam com o apoio do Fórum da Agenda 21, ONGs, APPA, Prefeitura de Passo Fundo, Câmara de Vereadores, UPF, empresas, associações, entidades de classe e instituições de ensino da rede municipal e estadual.


Painel discute a Logística Reversa
No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) um painel foi realizado no Teatro do Sesc e discutiu a Política da Logística Reversa. A palestrante foi a engenheira química da Fepam, Carmem Níquel. Ela apresentou o tema e mostrou um panorama da situação atual da logística reversa e seus acordos setoriais. A logística reversa é instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, o painel foi uma verdadeira aula mostrando que o ciclo de vida do produto é uma responsabilidade de toda a cadeia produtiva. A atividade contou com o apoio da Acisa, Sincomércio, Mais Morom, Sesc, Senac, APPA, Agenda 21 e Smam.


Dia Mundial do Meio Ambiente
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado ontem (05) foi  “Aumente sua voz, não o nível do mar”, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono – principal gás causador do efeito estufa – responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *